Operação liderada por SC identifica extremistas com referências ao neonazismo em investigados por discurso de ódio na internet

Ação foi resultado de uma investigação sobre os ataques racistas que um servidor público de Blumenau, no Vale do Itajaí, e a enteada dele sofreram em 2022.

FONTEG1, por Caroline Borges
Mensagens foram divulgadas em um vídeo — Foto: Reprodução/Redes Sociais/@hildebrandtmario

A Polícia Civil de Santa Catarina concluiu na segunda segunda-feira (23) a fase de análise preliminar dos materiais apreendidos na Operação Trend, deflagrada em nove estados no início do mês contra suspeitos de racismo e discurso de ódio na internet. Segundo os investigadores, os suspeitos identificados são extremistas e com referências ao neonazismo.

Deflagrada em 5 de outubro, a ação é resultado de uma investigação sobre os ataques racistas que um servidor público de Blumenau, no Vale do Itajaí, e a enteada dele sofreram. Os dois são negros e, em outubro de 2022, receberam as mensagens racistas ao publicarem imagens com os trajes típicos da Oktoberfest.

A ação do início do mês foi coordenada por Santa Catarina, cumpriu 16 mandados de busca e apreensão e aconteceu em parceria com o Ministério da Justiça. Entre os alvos, há suspeitos de integrarem células neonazistas (veja os números abaixo).

Todo o material apreendido foi enviado a Santa Catarina e analisado. Conforme o delegado Arthur Lopes, no “mapa do racismo” na internet descoberto, os investigadores identificaram entre os integrantes adolescentes do sexo feminino a homens mais velhos cometendo os crimes.

No total, foram 19 aparelhos celulares apreendidos dos suspeitos, além de computadores e outros documentos. Cerca de 100 policiais de diferentes estados participaram da ação. As investigações continuam em sigilo.

Mandados

Dos 16 mandados de busca e apreensão, dois foram cumpridos em Santa Catarina. Veja a lista completa das cidades com diligências:

  • Santa Catarina: Joinville e Florianópolis;
  • Paraná: Santa Cruz de Monte Castelo e São José dos Pinhais;
  • Rio Grande do Sul: Rio Pardo e Porto Alegre;
  • Minas Gerais: Belo Horizonte;
  • Ceará: Caucaia;
  • Rio de Janeiro: Rio de Janeiro e Miguel Pereira;
  • São Paulo: São Paulo e Itapecirica da Serra;
  • Pará: Altamira;
  • Distrito Federal: Brasília, Planaltina;
  • Mato Grosso: Primavera do Leste.

Criada em 2021, a delegacia de Repressão ao Racismo e Delitos de Intolerância (DRRDI) já realizou 12 operações contra suspeitos de integrar células nazistas ou cometer crimes de ódio dentro e fora da internet. O órgão está na estrutura organizacional da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC).

-+=
Sair da versão mobile