Oprah Winfrey pode ganhar Oscar por “The Butler”

FONTEPor Carol Souza, do Ache Belém
FRAZER HARRISON/GETTY IMAGES

Com sua estreia feita há duas semanas atrás nos EUA, o longa “The Butler” (O Mordomo) foi confirmado como atração do Festival do Rio 2013. Com um elenco composto por Forest Whitaker, Robin Williams, Oprah Winfrey e Jane Fonda o filme toca em um assunto delicado, o racismo, e cobre um período desde Dwight Eisenhower a Ronald Reagan, cerca de 30 anos de presidentes.

A trama é inspirada no negro Cecil Gaines, um mordomo e seu “trabalho invisível” na Casa Branca, que serviu oito presidentes.

As opiniões sobre a produção ainda estão um pouco divididas, já que nos EUA o racismo é um assunto em que pouco se toca. De acordo com Pedro Andrade, do Manhattan Connection, “The Buttler” é uma saga sobre racismo e o movimento dos direitos civis.

Em casa, fora da mansão presidencial, o mordomo tem seus próprios conflitos domésticos, com seu filho “encapetado”, que protesta e faz parte dos panteras negras, o que, para Pedro Andrade, representa o equilíbrio da postura passiva do mordomo, que aprendeu a lição de não ter voz e não ter opinião, entrando num cômodo como se não houvesse ninguém nele.

Pedro também destaca a atuação de Oprah Winfrey: “Oprah está maravilhosa, não atuava há 15 anos. É uma das pessoas mais famosas do mundo. Ela já foi indicada ao Oscar por ‘A Cor Púrpura’; Forest Whitaker já ganhou um Oscar pelo ‘O Último Rei da Escócia’ e Lee Daniels já foi indicado ao Oscar por ‘Preciosa’. Opra vai ganhar e os outros dois devem ser indicados”, faz sua aposta.

 

-+=
Sair da versão mobile