Em meio a tantas discussões sobre representatividade no Oscar ao longo dos últimos anos, Denzel Washington celebra um recorde pessoal em sua carreira: ele se consolidou como o ator negro com mais indicações à premiação na história.
Nomeado neste ano ao prêmio de “Melhor Ator” por seu papel em “A Tragédia de Macbeth”, Denzel conquistou sua décima indicação à honraria máxima do cinema.
Coleção de prêmios
Caso se consagre campeão no dia 27 de março, Denzel vai acumular três estatuetas em casa. O ator conquistou seu primeiro Oscar em 1990 como “Melhor Ator Coadjuvante” por “Tempos de Glória”.
Em 2002, Denzel venceu a categoria principal de “Melhor Ator” por “Dia de Treinamento” e, de lá para cá, foram outras cinco indicações, incluindo uma como produtor, em 2016, pelo longa “Um Limite Entre Nós”.
Tá na mão?
Apesar de ser um dos maiores atores em atividade, o caminho para a vitória neste ano pode ser bastante complicado. Benedict Cumberbatch, de “Ataque dos Cães”, e Will Smith, de “King Richard”, são os favoritos e estão indicados nos principais prêmios que antecedem o Oscar, como o BAFTA, do Reino Unido — premiação que nunca nomeou Denzel.
Nos últimos anos, atores negros como Daniel Kaluuya e Chadwick Boseman, morto em 2020, chegaram a ser indicados ao Oscar de “Melhor Ator”, mas não conseguiram vencer.
A última vez que um ator negro ganhou o principal prêmio da noite foi em 2006 com a vitória de Forest Whitaker por “O Último Rei da Escócia”.