Oscar de canção pode ser prêmio de consolação a filmes injustiçados; ouça

Enviado por / FontePor Rodrigo Ortega, do G1

O Oscar de melhor canção de 2015 deve ser um prêmio de consolação para filmes elogiados, mas que tiveram menos indicações do que mereciam. Quatro das cinco músicas indicadas são a única chance de estatueta ao seu filme. “Uma aventura lego” e “Mesmo se nada mais der certo” estão na lista. Apenas “Selma” tem outra indicação, a melhor longa. Mesmo assim, também é visto como “injustiçado”, justamente por ter a menção ao prêmio principal, mas não em outras categorias como direção, para Ava DuVernay.

Outra marca comum das cinco indicadas é a mão de compositores veteranos. A Academia de Hollywood deixou de lado a novata Lorde, que era cotada ao prêmio por “Yellow flicker beat”, de “Jogos Vorazes”, e só indicou autores experientes. Alguns “hitmakers” cantam a própria composição (Glen Campbell,John Legend). Outros entregam a terceiros. O ex-New Radicals Gregg Alexander deu a bela balada “Lost stars” para Adam Levine, do Maroon 5.

Saiba mais e ouça as músicas indicadas ao Oscar 2015:

Protesto: ‘Glory’, de John Legend e Common (‘Selma’)

johnlegend_galery
John Legend (Foto: Mario Anzuoni/Reuters)

A canção de protesto é apontada como favorita até agora ao Oscar por críticos. A faixa foi composta e interpretada pelo cantor de r&b John Legend e o rapper Common. É claro que a letra cita o personagem principal do filme, o ativista Martin Luther King. Mas eles também fazem menção aos protestos recentes em Ferguson, que revitalizaram a luta por igualdade racial nos EUA. “Glory” já venceu o Globo de Ouro. O momento da premiação foi o mais citado no Twitter por motivo peculiar: a estranha cara de choro da modelo Chrissy Teigen, esposa de John Legend, ao ser filmada. Se ganhar o Oscar, vai ser um olho no Legend e outro na Teigen. OUÇA A MÚSICA.

Humor indie: ‘Everything is awesome’, de Shawn Patterson (‘Uma aventura Lego’)

tegan_sara
Tegan and Sara (Foto: Imagem retirada do site G1)

Debochada, a música é o patinho bobo no meio das outras quatro concorrentes, cheias de pompas e drama. O compositor é o pouco conhecido americano Shawn Patterson, de 49 anos. Seu discreto currículo tem foco em trilhas de animações, como das séries de TV “Alvin & the Chipmunks” e “Frango robô”. Os intérpretes são a dupla canadense de indie pop Tegan & Sara e o trio de cantores comediantes The Lonely Island. Eles já foram premiados com uma música mais cheia de besteiras. “Dick in a box”, com Justin Timberlake no “Saturday Night Live”, levou Emmy em 2007. VEJA LETRA E OUÇA.

Balada: ‘Lost stars’, Gregg Alexander e Danielle Brisebois (‘Mesmo se nada der certo’)

brazil-rock-in-rio_pres-2
Adam Levine (Foto: Felipe Dana/AP)

A história de “Lost stars” começa em 1998, quando o músico Gregg Alexander se tornou um fenômeno ao liderar o grupo New Radicals, estourar o single “You get what you give” e… despontar para o anonimato. Uma verdadeira “estrela perdida”, ele diz ter se decepcionado com a indústria musical. O músico ficou apenas compondo nos bastidores, algumas vezes com pseudônimos. Chegou a ganhar um Grammy em 2002, com “The game of love”, com Santana. Até que Bono, do U2,  amigo do diretor irlandês John Carney, teve a ideia de apresentá-lo a Gregg Alexander. O resultado foi a balada cantada por Adam Levine, do Maroon 5, em “Mesmo se nada mais der certo”. VEJA LETRA E OUÇA.

Despedida: “I’m not gonna miss you”, de Glen Campbell e Julian Raymond (“Glen Campbell…I’ll be me”)

campbell
O guitarrista Glen Campbell (Foto: AP)

Difícil haver uma história tão comovente para uma música indicada ao Oscar como a de “I’m not gonna miss you”, de Glen Campbell. E nem se trata de roteiro de ficção, mas de documentário. A música foi composta por Glen para o filme sobre sua própria vida. Em 2011, ele foi diagnosticado com Alzheimer, e desde então fez uma turnê de despedida. Sua esposa, Kim, deixou claro que o anúncio da doença foi feito para que os fãs não os vissem confuso no palco e pensassem que ele “estava bêbado”. Na letra de “I’m not gonna miss you”, há uma tocante e otimista intepretação da doença: pelo menos, ao se esquecer das coisas, não vai sentir saudade de sua mulher. De arrepiar. OUÇA A MÚSICA.

Sétima tentativa: “Grateful”, de Diane Warren (“Além das luzes”)

globodouro1
Diane Warren (Foto: AP)

Você pode não conhecer o rosto de Diane Warren. Mas com certeza já ouviu uma de suas sete músicas indicadas ao Oscar. São da autora de 58 anos “I don’t want to miss a thing”, com o Aerosmith, para a trilha de “Armageddon”,  “Nothing’s Gonna Stop Us Now”, com o Starship, para “Manequim” e “Because you loved me”, com Céline Dion, para “Íntimo & Pessoal”. Mesmo com tantos hits, ela não ganhou um Oscar nas seis indicações anteriores. Será que a novata britânica Rita Ora vai dar mais sorte? VEJA LETRA E OUÇA.

+ sobre o tema

Taís Araújo e Lázaro Ramos entram em lista de atores afro-latinos da IndieWire

Aconteceu na surdina. Ao entrar em um debate pautado...

‘King Richard’: Will Smith é pai de Venus e Serena Williams em trailer de filme

Will Smith é Richard Williams, pai de Serena Williams e Venus Williams em King Richard -...

São Paulo: Pinacoteca recebe cerca de 40 obras na exposição ‘Teoria da Cor’ do fotógrafo Miguel Rio Branco

Um dos mais destacados fotógrafos brasileiros do cenário contemporâneo,...

Jornalista baiano lança livro digital sobre cenário da música pop negra em Salvador

O e-book 'Pop Negro SSA: cenas musicais, cultura pop...

para lembrar

Academia está tentando escalar celebs negras para apresentar prêmios no Oscar, incluindo Melhor Filme

Atriz Whoopi Goldberg disse que estará presente em solidariedade...

‘O.J.: Made in America’ vence o Oscar de Melhor Documentário

  Vinte e dois anos depois de O.J. Simpson ser...

Oscar 2022: Jennifer Hudson pode quebrar recorde de mulher negra com mais indicações

Jennifer Hudson pode atingir feito inédito no Oscar 2022 caso receba duas...

Amelia Boynton, ativista negra de Selma, morre aos 104 anos, nos EUA

Ícone dos protestos e marchas de 1965, Amelia Boynton...
spot_imgspot_img

Don Cheadle explica por que ele não gosta tanto do Oscar

Don Cheadle foi indicado ao Oscar de Melhor Ator em 2005 por “Hotel Ruanda”, mas ele não está muito interessado em comparecer à cerimônia. “Você...

Da’Vine Joy Randolph vence o Oscar de Melhor atriz coadjuvante

Uma das favoritas da noite do 96º Oscar, Da'Vine Joy Randolph se sagrou a Melhor atriz coadjuvante da principal premiação norte-americana do cinema. Destaque...

‘Ficção Americana’, com Jeffrey Wright, é a grande surpresa do Oscar

"Ficção Americana" não é um título ao acaso. Ele trata, em forma de comédia, da crença que os Estados Unidos criou e dissemina de que se...
-+=