“Outra educação é possível: feminismo, antirracismo e inclusão em sala de aula “

Obra discute educação e inclusão, e Jaycelene Brasil conta sua experiência em escolas de Xapuri

Por TIÃO MAIA, , do ContilNet

Imagem retirada do site ContilNet

A coluna “Opinião” do UOL, um dos maiores sites de notícias do país, publica, nesta quarta-feira (12), artigo da professora acreana Jaycelene Brasil. Socióloga, militante de direitos humanos e pesquisadora das questões raciais e de gênero, Brasil escreve sobre o livro da também professora, historiadora mineira, mestra em educação e militante do movimento negro e feminista Luana Tolentino.

O livro, intitulado “Outra educação é possível: feminismo, antirracismo e inclusão em sala de aula”, lançado pela editora Mazza em 2019, é, de acordo com a autora do artigo, “uma obra icônica de crônicas que evidenciam suas experiências vividas ao longo de dez anos à frente de turmas dos Ensinos Fundamental e Médio”.

De acordo com Jaycelene Brasil, o livro “chama a atenção para a importância da Lei 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino da História e da Cultura Africana e Afro-brasileira no currículo escolar, uma porta que abriu caminhos para estruturar uma política educacional que incentivou e continua a incentivar práticas pedagógicas que buscam combater o racismo no território escolar”. E acrescenta: “Estudiosa da educação pública no Brasil, essa profissional ousada está atenta também para os perigos do machismo, do sexismo e da LGBTfobia que, infelizmente, permeiam o cotidiano escolar. O seu fazer professoral reverberado nas narrativas de vida, questionamentos e as práticas, projetos desenvolvidos, inspiram com maestria”.

Jaycelene Brasil diz ainda no artigo que, “ao mesmo tempo, o livro é alento para quem faz parte da docência ou não, que sonha e deseja escolas humanizadas, alicerçadas por práticas pedagógicas criativas que desenvolvam o diálogo com a realidade do dia a dia dos alunos e alunas sem silenciar as suas inúmeras potencialidades”..

A autora do artigo conta sua experiência pessoal como professora: “Durante o ano de 2019, ao longo da árdua e longa missão de luta e prazer da produção de conhecimento em duas escolas, sendo uma urbana e outra rural no interior do Acre, especificamente na cidade de Xapuri – distante 188 km da capital Rio Branco -, tive como fontes inspiradoras a força, a insistência e a resistência de algumas mulheres professoras que deixaram legados no palco da história desse país, muitas delas invisibilizadas, a exemplo da catarinense Antonieta de Barros. Na convicção de que nossos passos vêm de longe e nada é por acaso, acredito que o meu encontro com Tolentino durante o Festival de Arte Negra, que ocorreu em BH ano passado, juntamente com o seu livro precioso, recheado de significados e histórias, uma conexão foi estabelecida. Haviam muitas semelhanças nas histórias contadas de lá e de cá, fato esse que me tocou profundamente enquanto professora de Sociologia do ensino médio, militante de direitos humanos e pesquisadora das questões raciais e de gênero”.

Segundo ela, “essas “coincidências” ( se é que existem) que a vida nos presenteia me fizeram lembrar uma daquelas entre tantas “cutucadas toques” do mestre Paulo Freire, que nos ensina que: “Educar requer coragem, compromisso com uma educação cidadã. E que a pobreza, a injustiça, a estupidez, a ignorância e o ódio que deterioram esse país não tirem de cada um de nós o direito de sonhar com dias melhores “.

Jaycelene Brasil conclui o artigo dizendo que “Tolentino e seu livro me fortaleceram enquanto professora do Brasil Amazônico de cá. Uma leitura de força e coragem, que revela as nossas histórias e as memórias de sensação. Das lutas, de quebra do silêncio de crianças e adolescentes. Representatividade importa sim, porque inspira e movimenta. E é o movimento o grande impulsionador dos sonhos”.”

O Uol destaca ainda que Jaycelene Brasil foi uma das coordenadoras da institucionalização da Política de Promoção da Igualdade Racial no Município de Rio Branco, em 2013. “Dentre os instrumentos, coordenou a Campanha Rio Branco Sem Racismo”, diz o site.

+ sobre o tema

O racismo como polêmica escolar

ERICA BARBOSA BAIA FERNANDA MARQUES DE ALMEIDAROSIANE MACHADO...

MEC cria ‘Enem’ para professores

Primeira prova deverá ser realizada em 2011. Participação de...

Núcleo da UNEB oferece curso sobre história e culturas africanas e afro-brasileira

O Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros em...

Estudantes negros são menos de 10% nas universidades federais

Em 2003, pesquisa mostrava que taxa não chegava a...

para lembrar

Fuvest 2011 tem mais inscritos do que ano anterior

Ao todo, 132.969 pessoas se candidataram às 10.752 vagas...

Calar é preciso

Sem a possibilidade de parar no Dia Internacional da...

ENEM: OAB orienta candidatos do Enem a procurar MP e não descarta pedir anulação

Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio...
spot_imgspot_img

Educação dos ricos também preocupa

É difícil imaginar o desenvolvimento de uma nação sem a participação ativa dos mais abastados. Aqueles que, por capricho do destino, nasceram em ambientes...

Inclusão não é favor

Inclusão não é favor. Inclusão é direito! Essa é a principal razão pela qual ações voltadas à promoção da equidade racial devem ser respeitadas, defendidas e...

Promessa de vida

O Relatório do Desenvolvimento Humano, divulgado nesta semana pelo Pnud, agência da ONU, ratificou a tragédia que o Brasil já conhecia. Foi a educação que nos...
-+=