Outubro Negro: traçando saberes, cuidados e ativismos negros. Confira a programação!

FONTEDe FSP USP
Foto: Divulgação

Outubro Negro é um ciclo de eventos organizado pelo Coletivo Negro Carolina Maria de Jesus e o Departamento Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade da Faculdade de Saúde Pública da USP, com o intuito de discutir as condições de vida e saúde da população negra e os efeitos do racismo e a luta antirracista no Brasil.

Nesta edição o foco será voltado aos saberes, cuidados e ativismos negros, com uma homenagem a Sueli Carneiro, filósofa e ativista antirracismo. Todas as atividades serão presenciais, gratuitas, abertas a qualquer pessoa interessada e sem necessidade de inscrição prévia. Os links para participação com certificados estão abaixo.

Confira a programação:

3/10 (segunda-feira) – Auditório Paula Souza – (FSP-USP)

  • 17h30 às 18h30 – Apresentação artística de abertura: Sarau Jongado
    Com Comunidade Cultural Quilombaque
  • 19h às 21h – Raça, classe e território: questões para a saúde mental
    Com Carlos Vinícius Gomes de Melo (pós-doutorando do Instituto de Psicologia da USP), Estefânia Ventura (enfermeira do Coletivo Kilombrasa, voltado para a luta antirracista nas práticas do SUS) e mediação de integrantes do Coletivo Carolina Maria de Jesus.

Inscrição com certificado.

13/10 (quinta-feira) – Centro Universitário Maria Antonia

  • 17h30 às 20h30 – Minicurso Decolonizando a pesquisa acadêmica: uma perspectiva negra e interseccional. Com base nas contribuições de Conceição Evaristo, Carolina de Jesus, Patricia Hill Collins, Carla Akotirene, Audre Lorde e Grada Kilomba serão abordadas estratégias que ajudam a enegrecer a escrita e a produção de conhecimento.

Com Sulamita Rosa, pedagoga, mestra em educação e doutoranda pela Faculdade de Educação da USP na área de Educação e Ciências Sociais. Foi apoiada como liderança negra pelo pelo Fundo Baobá e faz parte da Rede de líderes da Fundação Lemann. Pesquisadora das temáticas relações étnico-raciais e de gênero na educação.

Inscrição com certificado.

17/10 (segunda-feira) – Auditório Paula Souza (FSP-USP)

  • 19h às 21h – Palestra Epistemologia de terreiro

Um giro epistemológico para compreender o terreiro como um espaço de religiosidade, mas também de educação, saúde, produção e difusão de saberes ancestrais de matriz africana que reafirmam a existência de corpos e memórias pretas. Com Sidnei Nogueira, doutor em Semiótica e Linguística Geral pela USP, babalorixá e pensador preto decolonial.

Inscrição com certificado.

20/10 (quinta-feira) – Centro Universitário Maria Antonia

  • 19h às 21h – Roda de conversa Estéticas e imaginários pretos: artes, políticas e saúde.

A roda gira em torno de vasta pesquisa sobre ancestralidade, cultura e cotidiano negro. Busca pensar o que é estético e o que é político nas artes, assim como provocar relações entre loucura, encarceramento e artistas pretas e pretos. Com Allan da Rosa, escritor, pedagogo, editor e angoleiro. Licenciado em História, mestre e doutor em Educação pela USP. Atua na formação de professores e educação de jovens e adultos, com ênfase em cultura afro-brasileira, movimentos políticos e culturais periféricos e diásporas africanas pela América Latina.

Inscrição com certificado

24/10 (segunda-feira) – Auditório Paula Souza

  • 19h às 21h – Roda preta: Intelectualidade e ativismo de Sueli Carneiro.

O Coletivo Carolina Maria de Jesus promove uma roda de entrevistas com Sueli Carneiro, filósofa, doutora em Educação pela USP, coordenadora executiva de Geledés – Instituto da Mulher Negra e referência fundamental na história do feminismo brasileiro.

Inscrição com certificado. 

O ciclo de palestras Outubro Negro corre anualmente desde 2018 com o apoio da Comissão de Cultura e Extensão da FSP-USP e este ano estabeleceu parceria também com o Centro Universitário Maria Antonia da USP.

Para mais informações: coletivonegrofsp@gmail.com
Redes sociais: Instragram Facebook

-+=
Sair da versão mobile