IPO Instituto apoia a Oxfam nesta contratação
Sobre a Oxfam Brasil
A Oxfam Brasil (OBR) é uma organização da sociedade civil brasileira fundada em 2014 e tem como missão contribuir para a construção de um Brasil mais justo, sustentável e solidário que enfrente as causas da pobreza, injustiça social e das desigualdades. Trabalha com programas, pesquisa, incidência política e campanhas públicas. Sua atuação está baseada em evidências, na produção de dados confiáveis e na realidade da vida das pessoas mais afetadas pelas desigualdades, situações de vulnerabilidade e pobreza e injustiças sociais. Para manter e ampliar seu trabalho, a OBR utiliza seus programas, pesquisas e campanhas de maneira estratégica para sensibilizar e convencer seus alvos e mobilizar apoiadores, mídia, tomadores de decisão e a sociedade em geral. A Oxfam Brasil é membro da confederação Oxfam, composta por 21 organizações nacionais independentes que atuam conjuntamente para a construção de um mundo mais justo e sustentável, trabalhando em cerca de 70 países com milhares de parceiros e aliados, apoiando comunidades para construir uma vida melhor para si mesmas, aumentar a resiliência e proteger vidas e meios de subsistência também em tempos de crise.
Objetivo Geral da Área Temática
A área Mobilização, Comunicação e Captação de Recursos (Mococa) tem o desafio de fortalecer a marca Oxfam Brasil no país, posicionando a organização publicamente como referência no tema do enfrentamento às desigualdades, injustiças sociais e pobreza. Para alcançar esse objetivo, deve investir na consolidação e ampliação de uma base de apoiadores, financiadores, voluntários e ativistas, bem como na construção de relacionamento junto a formadores de opinião e influenciadores. A atuação de Mococa deve estar alinhada com a área de Programas, Incidência e Campanhas no objetivo de buscar mudanças em políticas públicas e práticas para a construção de uma sociedade mais justa e menos desigual.
Como parte de uma confederação global, a Oxfam Brasil atua em rede com outras regiões e países.
Objetivo do Cargo
Responder pela elaboração e implementação das estratégias de engajamento público da Oxfam Brasil, a fim de mobilizar cada vez mais pessoas para o enfrentamento às desigualdades.
Responder pelo desenvolvimento e implementação de narrativas, estratégias de mobilização e engajamento público nos meios digitais e off-line, em conjunto com a equipe de Comunicação Institucional e de Captação de Recursos e a área de Programas, Incidência e Campanhas.
Requerimentos para o posto
• Compromisso com os valores, a missão e os objetivos fundamentais da Oxfam Brasil, incluindo uma abordagem baseada no respeito e promoção da diversidade de raça/etnia, gênero e orientação sexual, dos direitos humanos e de princípios feministas.
• Formação superior em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas ou outras relacionadas.
• Experiência sólida na área de comunicação e engajamento público em organizações da sociedade civil, sendo pelo menos 2 em cargos de gestão, incluindo, trabalho com mídias digitais e relacionamento com influenciadores.
• Experiência de trabalho com campanhas de mobilização online utilizando ferramentas e mídias digitais.
• Experiência em planejar, executar, monitorar e avaliar atividades nas redes e mídias sociais.
• Conhecimento sobre direitos de uso de imagem, direitos autorais e demais legislações que envolvem proteção de dados e produção, veiculação de conteúdos em meio impresso e digital.
• Capacidade de análise do contexto do país, sensibilidade política e habilidade para comunicar a mensagem de Oxfam Brasil, ao mesmo tempo protegendo a reputação da organização e antecipando e gerenciando riscos.
• Conhecimento avançado de ferramentas de comunicação digital, mídias sociais, newsletters e blogs.
Habilidades e Competências
• Habilidade para responder efetivamente a mudanças em planos de trabalho, operar em situações de pressão e priorizar demandas concomitantes.
• Habilidade de edição, síntese de informações e edição de conteúdos em produtos direcionados ao engajamento do grande público da instituição.
• Habilidade para encontrar, absorver e priorizar informações oriundas de diferentes fontes e fazer as conexões entre as oportunidades de engajamento e mídias digitais.
• Curiosidade, proatividade e empatia para manter a conexão com públicos diversos (internos e externos).
• Habilidade para agir de forma estratégica e criativa, inclusive frente à resolução de problemas.
• Conhecimento e experiência com uso de ferramentas de edição de texto, foto, infografia, diagramação, áudio e vídeo, especificas de mídias sociais e com recursos de.
• Disponibilidade para viagens nacionais e internacionais.
• Conhecimento do ambiente da internet no Brasil e de redes de ativistas digitais, marco regulatório, entre outros temas relacionados ao uso da Internet.
• Conhecimento do idioma inglês.
• Conhecimento do idioma Espanhol (desejável).
Atributos Essenciais
• Ser sensível às diferenças culturais, raciais e gênero e estar comprometido(a) em promover a igualdade de oportunidades.
• Capacidade de demonstrar compromisso com os direitos das mulheres, ao enfrentamento ao racismo e à LGBTQIA+fobia para todos os aspectos do trabalho.
• Compromisso com as políticas de proteção da Oxfam Brasil para garantir que todas as pessoas com as quais se relacione interna e externamente estejam o mais seguras possível.
COMO APLICAR
• As inscrições devem ser feitas até o dia 11/05/2022 e somente serão aceitas via site do IPO Instituto (www.ipoinstituto.com.br).
• Acesse o link a seguir para conferir outros detalhes do posto e faça sua aplicação: https://ipoinstituto.peoplenect.com/ats/external_applicant/?page=view_jobs_de tails&job_id=1281
• Cadastre seu CV e anexe uma carta de apresentação em português (no máximo com 350 palavras), explicando porque você quer trabalhar na Oxfam Brasil e quais características você possui e destacaria, à luz das responsabilidades do cargo. Informe também o salário atual ou último e a pretensão salarial para o posto.
• Inscrições que não atendam os requisitos acima não serão aceitas.