Países da África Ocidental mudam de moeda e se libertam de banco central dos antigos colonizadores franceses

Imagem retirada do site

A moeda comum, Eco, substituirá o franco CFA em 8 países, antigas colônias da França, mas os demais estados membros da União Africana, ainda esperam maior avanço no bloco comum do continente.

Do Jornal Clarín Brasil/JCB

Imagem retirada do site Jornal Clarín Brasil/JCB

Oito países da África Ocidental anunciaram sua intenção de deixar de usar o franco CFA, uma moeda lastreada na França usada por ex-colônias na região, a partir de 1º de julho, e renomeada como moeda comum, o Eco.

Imagem retirada do site Jornal Clarín Brasil/JCB

Numa entrevista coletiva conjunta no dia 21 de dezembro no Petits Palais em Abidjan, o presidente da Costa do Marfim Alassane Ouattara e o presidente francês Emmanuel Macron divulgaram que Benin, Burkina Faso, Guiné-Bissau, Costa do Marfim, Mali, Níger, Senegal e Togo não usarão mais o CFA.

A UEMOA é composta por oito Estados membros:

  • Benin
  • Burkina Faso
  • Costa do Marfim
  • Guiné-Bissau (desde2 de maio de 1997)
  • Mali
  • Níger
  • Senegal
  • Togo
O presidente da Costa do Marfim Alassane Ouattara diplomaticamente comunicando ao presidente francês Emmanuel Macron sobre a oficialização do desligamento. (Imagem retirada do site Jornal Clarín Brasil/JCB)

Benin, Burkina Faso, Guinea-Bissau, Costa do Marfim, Mali, Niger, Senegal e Togo países são membros da União Econômica e Monetária da África Ocidental, ou UEMOA, e todos, exceto a Guiné-Bissau, são ex-colônias francesas.

Seis países anglófonos da união econômica e política da região, Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental ou CEDEAO – Nigéria, Gâmbia, Gana, Libéria e Serra Leoa e Guiné – realizaram uma reunião em Abuja em 16 de janeiro e condenou a decisão da UEMOA de renomear o franco CFA, conforme relatado no CNBC.com.

OS países membros da UEMOA
A nova moeda está programada para ser lançada no final do ano. O estabelecimento de uma nova moeda é uma busca da África Ocidental há décadas e as negociações têm sido mais fortes desde que os líderes da CEDEAO se reuniram em junho passado.

Também está em uso uma moeda CFA da África Central, mas apenas a CFA da África Ocidental romperá laços com a França. As moedas são intercambiáveis.

Isso diminuiria o custo dos negócios, diminuiria as barreiras comerciais e aumentaria a prosperidade de uma região de mais de 380 milhões de pessoas.

As moedas são lastreadas pelo Banque de France, também conhecido como Tesouro Francês, e têm uma taxa de câmbio fixa de 655.957 para o euro.

O Tesouro garantirá a conversibilidade da moeda e permanecerá como garantidor dos oito países da UEMOA, o que significa que o Eco permanecerá atrelado ao euro.

Uma declaração do Elysee comunicada ao Banco Central da África Ocidental, ou BCEAO, “não terá mais nenhuma obrigação especial em relação ao investimento de suas reservas de divisas. Será livre para colocar seus ativos nos ativos de sua escolha”.

Ouattara disse que a França eliminará a necessidade de os estados da UEMOA deterem “50% das reservas do Tesouro francês”, que eles foram obrigados a fazer, e retirará qualquer controle sobre a nova moeda.

Os últimos números do Fundo Monetário Internacional (FMI) têm um total de ativos de reserva da UEMOA mantidos no Tesouro, incluindo depósitos e ouro, em cerca de € 13,7 bilhões (US $ 15,5 bilhões) no final de novembro de 2019.

Em vez disso, os países agora reunirão reservas totalmente com o BCEAO para garantir a conversibilidade da França.

A França não ganha dinheiro com a regulamentação das reservas, mas na verdade paga uma taxa de juros anual com um teto de 0,75% aos dois bancos centrais da região. De fato, a França negou qualquer investimento nas reservas.

George Ott, economista da NKC African Economics, diz: “A retirada de representantes franceses dos órgãos de decisão da UEMOA e a realocação de reservas para a região diminuirão a influência direta da França nas decisões monetárias”.

O franco CFA, ou Communautw francaise d’Afrique, está em uso desde 1945 e foi criado na esteira da fraqueza do franco francês após a Segunda Guerra Mundial. Inicialmente vinculado ao franco, está vinculado ao euro há décadas.

“Nas economias da UEMOA, a pegada do euro tem sido um fator estabilizador e ajudou a facilitar o notável desempenho econômico de alguns estados membros nos últimos anos”, diz Ott. “A remoção do pino provavelmente teria um impacto desestabilizador. Também não há acordo sobre que tipo de acordo funcionaria para a região”.

Uma declaração do Elisee diz: “Se o BCEAO enfrentar uma falta de disponibilidade para cobrir seus compromissos em moeda estrangeira, poderá obter os euros necessários da França” – ou uma “linha de crédito”.

Nenhum dos países membros que usaram o franco CFA sofreu uma crise financeira. O Mali, que saiu da zona monetária em 1962, voltou a entrar em 1984 depois que a moeda caiu. Resultados semelhantes ocorreram na Guiné, Mauritânia e Madagascar.

Os sete países anglófonos da África Ocidental restantes, ou de língua inglesa, que não fazem parte da união têm suas próprias moedas.

O anúncio foi uma surpresa para o grupo, uma vez que foram feitos planos em uma cúpula em junho passado para todo o bloco da CEDEAO nomear uma nova moeda, o Eco.

Apesar dos mercados serem movidos emocionalmente nos dias de hoje, a forte economia da França deve suportar qualquer golpe emocional que a nova moeda possa ser percebida como tendo. A separação do Tesouro francês é vista como um passo em direção à independência financeira, bem como uma ruptura com o passado.

Durante o anúncio de dezembro, Macron pediu desculpas formalmente pelo colonialismo da França na região, o que ajudou a estabelecer o CFA.

“Muitas vezes, a França é vista como uma posição de supremacia e se veste com os trapos do colonialismo, que foi um erro grave, uma falha grave da República”, afirmou. Ele pediu “virar a página” no passado.

Em um comunicado à imprensa alemã Deutsche Welle, Tokunbo Afikuyomi, editor-chefe da publicação de negócios nigeriana Stears diz: “Houve muita pressão nesses países francófonos para reduzir a influência da França”.

Ott concorda que, no curto prazo, o impacto mais significativo pode ser apenas o seu elemento simbólico.

“A medida ajudará a aliviar parte do crescente sentimento anticolonial na região da UEMOA, simbolizando os primeiros passos tangíveis em direção à independência monetária, em particular, e ao estabelecimento de identidade econômica nacional e autonomia em geral”, diz ele

-+=
Sair da versão mobile