Palavra Viva – Dramaturgia de Dione Carlos traz coletâne de uma das mais proeminentes escritoras contemporâneas

Editores apostam na tecnologia quilombola para divulgar a literatura Afrobrasileira e indígena

FONTEPor Rodrigo Jeronimo, enviado ao Portal Geledés
Foto: divulgação

A dramaturga, roteirista, atriz e curadora Dione Carlos, um dos nomes mais relevantes do teatro contemporâneo brasileiro lançará, no próximo dia sete de julho a coletânea: Palavra Viva: Dramaturgias de Dione Carlos. O lançamento, que terá a presença de Leda Maria Martins, Valmir Santos e Rodrigo Jerônimo, encerrará o evento Brasis Territórios Dissonantes, promovido pelo Sesc Pinheiros e que contará com uma programação de peso com nomes como Bia Ferreira, Coletivo Há-Manas e Jeferson Tenório. 

Publicado pelo Laboratório Editorial Aquilombô, o livro conta com as seguintes peças: Oríkì, Mamute, Revoltaя e Caim. Além disso, Palavra Viva traz dois prefácios/ensaios escritos por Leda Maria Martins e Valmir Santos, ambos os textos apresentam e ajudam o leitor a mergulhar nas dramaturgias de Dione Carlos dando uma perspectiva crítica e teórica para a obra. 

Leda Maria Martins, em seu prefácio, afirma que: “Dramaturgias oferece à nossa fruição um conjunto de peças nas quais se destacam algumas das mais acentuadas qualidades que marcam a produção cênica de Dione Carlos”. Já Valmir Santos nos indica que,em Palavra viva, “é possível apreender movimentos tectônicos da sociedade que se arraigou no patriarcalismo. Autocuidado para a saúde mental e física. A condição da mulher e do povo negro é particularmente vetorial nas narrativas. Mitologias africana e bíblica surgem redimensionadas à luz ou, melhor, à escuridão de injustiças à flor da pele”. 

Marcos Fábio de Faria, editor e curador do Laboratório Editorial Aquilombô, comenta que “publicar Dione Carlos é um movimento de extrema importância para o teatro negro brasileiro, pois, sem dúvida, estamos falando dos textos mais significativos da literatura dramática contemporânea brasileira”. Rodrigo Jerônimo, idealizador do Aquilombô ressalta que “essa é nossa quarta publicação e, assim como as anteriores, nossa curadoria zelou por seguir uma linha editorial que tem nos alegrado muito, publicando autoras negras relevantes

para o cenário nacional”. O Aquilombô já publicou Cristiane Sobral, Cidinha da Silva e Rosane Borges. 

SERVIÇO 

O quê? lançamento do livro Palavra Viva: Dramaturgias de Dione Carlos (Laboratório Editorial Aquilombô). 

Quando e onde? 07/07/2022 – Evento: Brasis Territórios Dissonantes. Sesc Pinheiros – Rua Paes Leme, 195, Pinheiros, São Paulo. 

Quanto? R$ 25,00 

-+=
Sair da versão mobile