Perfil do eleitor: Veja o que o brasileiro quer na hora de votar

Enquete do iG com 100 brasileiros mostra que eleitores de Dilma, Serra e Marina esperam posturas diferentes de seus candidatos


A questão de maior discordância se refere ao apoio de Lula. Entre os eleitores de Dilma, 78% consideram o endosso do presidente fundamental para decidir o voto, enquanto apenas 3% dos simpatizantes de Serra dizem o mesmo. Nenhum eleitor de Marina Silva (PV) ouvido pelo iG leva em conta o apoio do governante na hora de definir em quem vai votar.

Os adeptos da candidatura de Serra, por exemplo, demonstram maior preocupação em relação à experiência política dos candidatos. Entre os entrevistados, 88% por cento dos que votam no tucano acham importante que o futuro presidente já tenha ocupado outros cargos públicos anteriormente. Entretanto, menos da metade dos que vão votar em Dilma (41%) diz achar a questão relevante.

O índice com relação ao programa Bolsa Família, menina dos olhos do atual governo na área social, também é distinto: 92,7% dos eleitores de Dilma querem que o programa permaneça, ao passo que, entre os votantes de Serra, apenas 47% querem a sua manutenção.

Os eleitores de Serra demonstram menor engajamento em relação à reforma agrária e ao Movimento dos Sem-Terra (MST). Apenas 38,2% dos que votam no tucano consideram o tema fundamental. Em contrapartida, oito em cada dez apoiadores da petista esperam que ela defenda a causa e o movimento.

Já sobre formação acadêmica, 80% dos simpatizantes do tucano consideram importante que o candidato tenha ensino superior, enquanto 39% dos eleitores da petista acreditam que isso seja essencial para exercer a função.

O apoio às cotas raciais nas universidades públicas também colocam em lados opostos os grupos de eleitores. Metade dos eleitores da petista quer que a candidata defenda a ação, contra 14,7% dos eleitores do tucano.

Com relação ao patrimônio público, a maioria dos simpatizantes de Dilma (70%) diz achar importante que ela se comprometa a não privatizar empresas estatais. Apenas 40% dos eleitores de Serra dizem o mesmo.

Quanto ao salário mínimo, nove em cada dez eleitores de Dilma e também de Marina afirmam ser importante que o postulante à Presidência se comprometa a aumentar o benefício. Entre os tucanos, o índice é de 70%.
Fonte: Último Segundo

-+=
Sair da versão mobile