Pérola Negra perde 40% de fantasias com enchente a 10 dias do desfile de volta ao Grupo Especial

O barracão da escola de samba Pérola Negra ficou alagado nesta segunda-feira (10) — Foto: Divulgação

Reunião com demais escolas definirá maneira de Pérola competir. Escola teve barracão debaixo do Viaduto Mofarrej atingido pelas fortes chuvas na madrugada de segunda-feira (10).

Por Mariana Aldano, do G1

O barracão da escola de samba Pérola Negra ficou alagado nesta segunda-feira (10) — Foto: Retirada do site G1

A Pérola Negra perdeu cerca de 40% das fantasias do desfile com chuva que atingiu o barracão da escola debaixo do Viaduto Mofarrej, na Zona Oeste, na madrugada de segunda-feira (10). Inicialmente, a escola de samba estimou que 80% das fantasias haviam sido destruídas na enchente, mas esse número foi menor porque fantasias que estavam dentro de uma embalagem não foram danificadas.

O presidente da Liga das Escolas de Samba de São Paulo, Paulo Sérgio Ferreira, esteve no barracão da escola na tarde desta terça-feira (11) e disse que haverá uma reunião com os presidentes de todas as escolas de samba na quinta-feira (13).

“A gente vai achar uma solução aí para ela disputar o carnaval de igual para todo mundo, nem prejudicar o espetáculo, nem ela ser prejudicada”, afirmou.

A escola é a primeira a desfilar no sábado, dia 22 de fevereiro. O desfile deste ano marca a volta da agremiação ao Grupo Especial. A escola tem 10 dias para se recuperar do prejuízo.

Agora, os componentes da Pérola Negra estão correndo para colocar as fantasias em outro galpão caso mais chuva atinja o barracão. O que molhou foi colocado para secar em varais improvisados dentro do barracão e até na calçada.

A presidente da escola Sheila Mônaco quer seguir fazendo parte da competição sem que a escola seja prejudicada.

“Quero competir em todos os setores, porque a minha escola está pronta. Eu só queria ver como a gente vai fazer com a parte de fantasia”, diz ela.

A Rosas de Ouro, na Zona Norte, também foi atingida, mas não sofreu prejuízos. Do Grupo de Acesso, os barracões das escolas Unidos do Peruche, Torcida Uniformizada do Palmeiras (TUP) e Império Lapeano também ficaram debaixo d’água.

O prejuízo para o carnaval só não foi maior pois muitos carros já estão no Sambódromo do Anhembi e a parte onde eles ficam guardados até o dia do desfile não foi atingida pela chuva. A maior parte está coberta por plástico, o que ajudou na proteção. Alguns pequenos ajustes precisarão ser feitos, mas isso já estava previsto.

A bilheteria do Sambódromo do Anhembi, que alagou e ficou fechada na segunda, foi reaberta nesta terça-feira (11).

Quarta vez
Essa não foi a primeira vez que a Pérola Negra perde parte das fantasias e das alegorias por causa da chuva. As tempestades de verão já trouxeram prejuízos à escola por três anos seguidos: 2009, 2010 e 2011. A escola tem hoje dois barracões. O que fica debaixo do Viaduto Mofarrej é onde ficam a maior parte das fantasias e dois carros alegóricos.

Este ano a situação foi ainda pior. Mesmo o que foi para cima das mesas acabou molhado. Uma das bancada quebrou com a força da água.

-+=
Sair da versão mobile