Petistas querem mulher negra ministra do STF

Um grupo de parlamentares do PT indicou à presidenta Dilma Rousseff (PT) o nome da desembargadora Neuza Maria Alves da Silva, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília, para substituir Ellen Gracie no Supremo Tribunal Federal (STF). A ministra se aposentou no dia 8 de agosto. Se a presidenta concordar, Neuza Maria será a primeira mulher negra no STF. A candidata está no TRF-1ª Região desde 2004, promovida pelo critério de merecimento. Ingressou na magistratura federal em 1988 no Estado de Rondônia. É especializada em Processo Civil, Processo Penal e Direitos Humanos. Neusa Maria é natural de Salvador.

A iniciativa foi do deputado Luiz Alberto (PT-BA)

dep luiz albertoO deputado Luiz Alberto (PT-BA), em discurso na tribuna da Câmara nesta terça-feira, 6, propôs a indicação da desembargadora Neuza Maria Alves da Silva, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, para assumir a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF) com a aposentadoria da ministra Ellen Gracie.

Luiz Alberto ressaltou que a ministra Ellen Gracie, primeira mulher a ocupar uma cadeira do STF, foi indicada pelo ex-presidente Lula, que também nomeou o primeiro negro para o órgão, o ministro Joaquim Barbosa. Caso a desembargadora baiana seja nomeada para o Supremo, seria a primeira mulher negra a alcançar o posto.

“Agora estamos colocando à disposição, para apreciação da presidenta Dilma, mais uma mulher, baiana, também indicada pelo presidente Lula para assumir na Justiça Federal. Uma mulher negra, lutadora, que tem demonstrado capacidade profissional.

Portanto, está à disposição para apreciação da presidenta Dilma o nome da Desembargadora Neuza Maria Alves da Silva”, sugeriu Luiz Alberto.

Fonte: Acesse Piauí

-+=
Sair da versão mobile