Piaui: Entidade quer criação da coordenadoria de saúde para negros

O pedido está sendo oficializado na reunião do Conselho de Saúde com 30 entidades.

O movimento negro está solicitando ao governo do Estado que crie a Coordenadoria Estadual de Saúde para a População Negra. O pedido está sendo oficializado na reunião do Conselho de Saúde, presidida pela secretária Lílian Martins com representação de 30 entidades.

Ruimar Batista, que representa o movimento negro, o disse que o Estado está perdendo verba do governo Federal devido à falta de um órgão específico para esse setor. Segundo ele, 77% da população do Piauí é negra.

Eles pedem um diagnostico da saúde de população, implantação de um programa de combate ao racismo na rede SUS e concurso público para a raça. Essa coordenadoria ficaria ligada à Secretaria de Saúde.

Outros temas

Durante a reunião do Conselho, outros temas foram debatidos entre eles a situação da Potycabana. O conselheiro Carlos Neves, do Sindicato dos Urbanitários, após parabenizar os estudantes sobre o movimento contra a passagem de ônibus, o conselheiro também questionou porque não foi feita a parceria com a Fecomércio para saúde do trabalhador.

A secretária Lilian Martins disse que defendia uma parceria público-privada na Potycabana, mas a Procuradoria Geral do Estado recomendou que juridicamente era ilegal.

 

Fonte: Cidadeverde

-+=
Sair da versão mobile