Piauí:Esperança Garcia é tema de palestra no dia da Consciência Negra

Há dois séculos, alguns de nossos antepassados eram europeus colonizadores que esbanjavam luxo em Teresina. Outros, no mesmo metro quadrado, eram negros escravizados e torturados. No dia 6 de Setembro de 1977, uma mulher, negra, foi a primeira escrava do Piauí a denunciar oficialmente os maus tratos que lhe faziam. Era Esperança Garcia, a Zumbi dos Palmares do Piauí. Por conseqüência disso, ela será tema da palestra na Casa da Cultura na próxima segunda-feira.

O advogado, poeta, cronista, contista e historiador Paulo Machado fez com que o dia 6 de setembro se tornasse o Dia Estadual da Consciência Negra do Piauí. E será ele, o responsável pela palestra que ocorrerá às 17h no Auditório Clemente Fortes, na Casa da Cultura. O tema da palestra será “Esperança Garcia – A escrava rebelde do século XVIII”, e a entrada é franca.

Alguns grupos de capoeira se apresentarão para abertura da palestra. “Devemos promover a divulgação desta data à população, que é tão importante para a liberdade dos negros, e que ajudou na diminuição do preconceito no Piauí”, diz o Mestre de Capoeira Diogo, do Ginga Piauí. O Ginga Piauí faz parte da oficina de capoeira do Teatro do Boi, mantido pela Prefeitura de Teresina por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves.

A casa da Cultura fica localizada nas proximidades da praça Saraiva. Nela, funcionam o Clube de Vídeo, o Salão de Artes Plásticas, as Bibliotecas Memorial Wall Ferraz e Carlos Castelo Branco, a Pinacoteca e o Museu da Casa. Oficinas também são ministradas todos os semestres na casa, sendo elas de teatro, de violão e de dança.

Fonte: Acesso Piauí

-+=
Sair da versão mobile