Pin-up Negra: Histórias e Tendências

O estilo pin-up surgiu no início do século XX e uma pin-up é normalmente uma mulher que trabalha como modelo ou atriz e é fotografada em poses sensuais e roupas provocantes. A maquiagem é marcante, composta por batom vermelho e delineado nos olhos.

Entre as pin-ups mais famosas da história está Marilyn Monroe e nos dias de hoje o destaque vai para a pin-up Dita Von Teese e outras artistas como Lana Del Rey e  Rihanna formam o time das famosas que aderem ao estilo.

O que muitos ignoram é que enquanto Marilyn Monroe nascia, pin-ups negras já brilhavam no cenário internacional.

Ao contrário do que muitos pensam, ser pin-up não é uma exclusividade das brancas, existiram várias negras pin-ups que brilharam no cenário internacional em épocas anteriores e que marcaram a história. Entre elas, o destaque vai para duas artistas negras. Josephine Baker, que foi uma dançarina, cantora e atriz norte-americana naturalizada francesa que teve o sucesso iniciado em 1926 como dançarina, sendo a estrela de um grande teatro francês e viajou o mundo para encantá-lo com sua performance.

Na imagem abaixo, Josephine em suas apresentações e uma boneca barbie inspirada na artista.

A estrela Josephine foi homenageada pela cantora Beyoncé, que usou em um show uma saia inspirada na polêmica saia de bananas que foi usada por Josephine em suas apresentações em 1926.

A outra negra pin-up de destaque internacional foi a atriz e cantora Dorothy Dandridge, americana de origem africana que fez sucesso em filmes de Hollywood e em musicais da Broadway. Foi a primeira mulher negra a ser indicada ao Oscar de melhor atriz e também foi a primeira a ser capa de uma grande revista americana e a artista tem uma estrela na calçada da fama.

Dorothy Dandridge no set de A fabulosa aventura de Marco Polo, filme de 1962 (Foto: Wikimedia Commons)

Rihanna, em homenagem à Dorothy, reproduz a foto da primeira capa de uma negra na revista Life.

Rihannapinup
(Foto: Divulgação/ Smooth)

Rihanna usa frequentemente penteados e roupas no estilo pin-up, é possível perceber através das imagens divulgadas pela imprensa que ela usa tanto em seus shows quanto no dia a dia. Os elementos do estilo retrô está nos cabelos, na roupa, no formato das unhas e principalmente na maquiagem.

Então, se algum dia você quis seguir o estilo vintage e se maquiar ou vestir como uma pin-up e ainda não sabia que este estilo nunca foi exclusividade das mulheres brancas (nenhuma estilo é exclusivo para uma determinada raça) pode ficar animada e se for repreendida por estar usando o estilo pin-up poderá dizer  que ela mal informados. Hehehe. As Pin-ups Negras já existiam antes da Marilyn Monroe nascer.

Mesmo se não existisse pin-up negra ainda assim poderíamos nos vestir e maquiar com o estilo, mas é uma boa resposta dizer para quem não conhece a história das negras pin-ups.

 

 

+ sobre o tema

Oficinas Culturais propõem atividades dedicadas ao mês da Consciência Negra

As Oficinas Culturais, uma iniciativa da Secretaria de Cultura e...

Pelé satisfeito por contribuir na afirmação do negro no desporto

Luanda - Edson Arantes do Nascimento "Pelé", um dos...

Filme de Claudinho e Buchecha, Nosso Sonho é maior bilheteria nacional de 2023

Filme que conta a história de Claudinho & Buchecha, Nosso Sonho se...

Monfils surpreende Federer e mantém sonho de título francês em Paris

Tenista local salva cinco match points para derrotar suíço...

para lembrar

EUA imigração: A lei da polêmica

A queda de braço é entre a Casa Branca...

LISBOA DOS ESCRAVOS

Naky Gaglo é natural do Togo e vive em...
spot_imgspot_img

Flávia Souza, titular do Fórum de Mulheres do Hip Hop, estreia na direção de espetáculo infantil antirracista 

Após mais de vinte anos de carreira, com diversos prêmios e monções no teatro, dança e música, a multiartista e ativista cultural, Flávia Souza estreia na...

Tony Tornado relembra a genialidade (e o gênio difícil) do amigo Tim Maia, homenageado pelo Prêmio da Música Brasileira

Na ausência do homenageado Tim Maia (1942-1998), ninguém melhor para representá-lo na festa do Prêmio da Música Brasileira — cuja edição 2024 acontece nesta quarta-feira (12),...

Violência contra territórios negros é tema de seminário com movimentos sociais em Salvador

Diante da escalada de violência que atinge comunidades negras e empobrecidas da capital e no interior da Bahia, movimentos sociais, entidades e territórios populares...
-+=