domingo, agosto 7, 2022
InícioÁfrica e sua diásporaEntretenimentoPin-up Negra: Histórias e Tendências

Pin-up Negra: Histórias e Tendências

O estilo pin-up surgiu no início do século XX e uma pin-up é normalmente uma mulher que trabalha como modelo ou atriz e é fotografada em poses sensuais e roupas provocantes. A maquiagem é marcante, composta por batom vermelho e delineado nos olhos.

Entre as pin-ups mais famosas da história está Marilyn Monroe e nos dias de hoje o destaque vai para a pin-up Dita Von Teese e outras artistas como Lana Del Rey e  Rihanna formam o time das famosas que aderem ao estilo.

O que muitos ignoram é que enquanto Marilyn Monroe nascia, pin-ups negras já brilhavam no cenário internacional.

Ao contrário do que muitos pensam, ser pin-up não é uma exclusividade das brancas, existiram várias negras pin-ups que brilharam no cenário internacional em épocas anteriores e que marcaram a história. Entre elas, o destaque vai para duas artistas negras. Josephine Baker, que foi uma dançarina, cantora e atriz norte-americana naturalizada francesa que teve o sucesso iniciado em 1926 como dançarina, sendo a estrela de um grande teatro francês e viajou o mundo para encantá-lo com sua performance.

Na imagem abaixo, Josephine em suas apresentações e uma boneca barbie inspirada na artista.

A estrela Josephine foi homenageada pela cantora Beyoncé, que usou em um show uma saia inspirada na polêmica saia de bananas que foi usada por Josephine em suas apresentações em 1926.

A outra negra pin-up de destaque internacional foi a atriz e cantora Dorothy Dandridge, americana de origem africana que fez sucesso em filmes de Hollywood e em musicais da Broadway. Foi a primeira mulher negra a ser indicada ao Oscar de melhor atriz e também foi a primeira a ser capa de uma grande revista americana e a artista tem uma estrela na calçada da fama.

Dorothy Dandridge no set de A fabulosa aventura de Marco Polo, filme de 1962 (Foto: Wikimedia Commons)

Rihanna, em homenagem à Dorothy, reproduz a foto da primeira capa de uma negra na revista Life.

Rihannapinup
(Foto: Divulgação/ Smooth)

Rihanna usa frequentemente penteados e roupas no estilo pin-up, é possível perceber através das imagens divulgadas pela imprensa que ela usa tanto em seus shows quanto no dia a dia. Os elementos do estilo retrô está nos cabelos, na roupa, no formato das unhas e principalmente na maquiagem.

Então, se algum dia você quis seguir o estilo vintage e se maquiar ou vestir como uma pin-up e ainda não sabia que este estilo nunca foi exclusividade das mulheres brancas (nenhuma estilo é exclusivo para uma determinada raça) pode ficar animada e se for repreendida por estar usando o estilo pin-up poderá dizer  que ela mal informados. Hehehe. As Pin-ups Negras já existiam antes da Marilyn Monroe nascer.

Mesmo se não existisse pin-up negra ainda assim poderíamos nos vestir e maquiar com o estilo, mas é uma boa resposta dizer para quem não conhece a história das negras pin-ups.

 

 

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench