Autor Valéria Silva Neri
BRASILIA – DF
Universidade de Brasília
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e educação |
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
A África que você não vê na Tv. Nessas aulas o aluno terá a oportunidade de conhecer a cultura da África, suas lendas, suas músicas, culinária, brincadeiras, etc. e suas influências na nossa cultura. O objetivo é mostrar para o aluno que a África não é só pobreza, como geralmente é mostrado na mídia, ou escravidão, como aborda alguns livros didáticos. Dessa forma o aluno terá uma visão mais ampla e conciente das nossas raízes culturais.
Duração das atividades
Serão 4 aulas com duração média de 1 hora cada. Essas aulas poderão ser feitas próximo a semana da consciência Negra.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É interessante que o professor esteja trabalhando esse tema paralelemente em outras matérias como História e Geografia, por exemplo.
Estratégias e recursos da aula
Diversidade e Preconceito
A 1ª aula:
Nessa aula o professor levará os alunos para a sala de vídeo para mostrar um DVD sobre brincadeiras, músicas e mitos de orígem africana.
O professor poderá escolher, preferencialmente, os episódios 02, 03 e 04.
Episódio 02: Bichos da África 1 e 2.
Episódio 03: Capoeira, Jongo e Maracatú e Os Reizinhos do Congo.
Episódio 04: Contos Africanos e Como as Histórias se Espalharam pelo Mundo.
Como os episódios são curtos, é possível assistir todos em uma única aula.
Dvd´s: Livros Animados ( produção: A cor da cultura).
2ª aula:
O professoar organizará a turma em círculo para criar um clima mais agradável. Nessa aula o professor apresentará histórias infantis, como Menina Bonita do Laço de Fita entre outras. Esse momento de contação de história pode durar em média 35 a 40 min. de aula. No segundo momento o professor dividirá a turma em 4 ou 5 grupos de acordo com os temas a serem trabalhados. Os temas serão os seguintes: histórias da África, músicas e danças africanas, culinária africana, objetos e vestimentas de orígem africana, entre outros (a critério do professor e/ou interesse dos alunos).
3ª aula:
Os grupos se reunirão para discutir sobre o tema a ser abordado. O professor deverá trazer material de apoio para as crianças, como CD’s, revistas com figuras sobre cada tema, etç. Além disso o professor deverá auxiliar cada grupo para a montagem das apresentações.
4ª aula:
Nessa última aula os grupos apresentarão seus trabalhos, dentro dos respectivos temas. Essas apresentações poderão ser com cartazes, fotos, teatro, entr outros.
O grupo que ficar responsável por apresentar as comidas típicas, por exemplo, poderá trazer um prato típico da África ou uma receita de orígem africana para compartilhar com a turma.
O grupo que ficar responsável por as danças típicas poderá apresentar uma pequena roda de capoeira, e asssim por diante. Essas apresentações ficarão a critério da criativaidade e da disposição da turma e do professor.
Professor, o objetivo dessas aulas é fazer com que os alunos percebam a importância da cultura africana, sua diversidade, sua beleza. Esse processo deve ser contínuo, de forma que os alunos se familiarizem e se sintam como parte dessa cutura. Para isso o educador deve estar sempre incluíndo no cotidiano escolar elementos dessa cultura; seja nas brincadeiras, nas histórias infantis e até mesmo no modo de ensinar matérias curriculares como História e Geografia. Tudo isso contribuirá para o respeito as diversidades e para a valorização das nossas raízes históricas.
Recursos Educacionais
Nome | Tipo |
---|---|
Diversidade e Preconceito | Áudio |
Recursos Complementares
Avaliação
Não haverá avaliação escrita.O professor avaliará a participação e o empenho dos alunos.