Heróis da independência africana e os líderes africanos

FONTETV Brasil
iStockphoto
iStockphoto

O Nova África dessa semana mostra a história de líderes africanos que motivaram multidões e contribuíram na expulsão de colonizadores e na construção de uma identidade própria. O destino inicial do programa é Gana, o primeiro país do continente a se libertar de seus colonizadores em 1957.

O programa conta a história do líder ganense e considerado por muitos como o responsável pela independência da nação: Kwane Nkrumah, um libertador que sonhou com a união dos povos africanos.

Das escolas estadunidenses à presidência de Gana, Nkrumah é considerado por todos como o africano do milênio. Depoimentos de amigos e parentes, como a sua sobrinha Sarah Chimbua, mostrará um pouco desse revolucionário que defendia a soberania africana como a chave para a libertação.

De Gana o Nova África segue para o Senegal para mostrar a história do poeta que possibilitou a independência e governou durante 20 anos o seu país: Leopold Senghor, primeiro africano a entrar para a Academia Francesa de Letras e um dos fundadores do movimento da consciência negra mundialmente conhecido, La Negritude.

A sua influência na literatura e na política africana permitiu a sua ascensão entre as massas o tornando um dos líderes mais respeitados da África e do planeta.

A atração revela também a história de um herói responsável pela libertação colonial de dois países: Amilcar Cabral. Defensor da independência de Cabo Verde e Guiné Bissau, e grande conhecedor do sofrimento de seus povos, Cabral dedicou a sua vida na luta contra os invasores europeus.

O Nova África mostra o caminho percorrido por ele através de entrevistas com pessoas que viveram próximas desse grande revolucionário.

Acesse e conheça os lideres Africanos

Nelson Mandela

Amilcar Cabral

Kwame Nkrumah

Léopold Sédar Senghor

Agostinho Neto

Steve Biko

Samora Machel

Cheikh Anta Diop

 

Fonte: tvbrasil

-+=
Sair da versão mobile