PNDH3: Lula diz que crítica ao plano de direitos humanos é ‘chifre em cabeça de cavalo’

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva rebateu pela primeira vez nesta sexta-feira as críticas ao Programa Nacional de Direitos Humanos e afirmou que “as pessoas, de vez em quando, criam chifre em cabeça de cavalo”. O presidente defendeu que o plano apenas divulgou a conclusão da Conferência de Direitos Humanos.

– As pessoas, de vez em quando, criam chifre em cabeça de cavalo. O que é o programa de direitos humanos? Na conferência da saúde, o programa da saúde foi aprovado; na conferência dos sem teto o programa habitacional foi aprovado; na conferência dos idosos a questão dos idosos foi aprovada; na conferência dos deficientes, o problema dos deficientes. E foi aprovada na conferência dos direitos humanos a questão dos direitos humanos, tal como a conferência viu e tal como a maioria aprovou. Agora, daquele resultado do plano de direitos humanos, uma parte daquilo pode ser transformada em lei, a outra parte fica no programa – afirmou em entrevista à TV Mirante.

Segundo Lula, a polêmica concentra-se, na verdade, em torno da criação da Comissão da Verdade, que propôs investigar violações cometidas na ditadura. Para contornar a insatisfação dos militares, o presidente editou um novo decreto, retirando a expressão “repressão política”.

– O que está criando caso é a Comissão da Verdade, ou seja, neste país não há por que ninguém ter medo de a gente apurar a verdade da história do Brasil. E você pode fazer com a forma tranquila e pacífica que nós estamos fazendo. Não se trata de caça às bruxas, trata-se apenas de você pegar 140 pessoas que ainda não encontraram os seus parentes que desapareceram, e que essas pessoas possam ter o direito de encontrar o cadáver e enterrar.

Fonte: O Globo

-+=
Sair da versão mobile