Polícia Civil vai contratar 877 investigadores

Fonte: Jornal Agora

 

 

 

A Polícia Civil abrirá, no próximo dia 3, inscrições para um concurso que vai contratar 887 investigadores para todo o Estado, menos para a capital. O edital será publicado no sábado. A informação é do delegado-geral da Polícia Civil, Domingos Paulo Neto.

O concurso vai exigir ensino superior completo, o que é uma novidade. Apesar disso, o salário continua o mesmo que é pago hoje em dia. Em cidades com mais de 500 mil habitantes, a remuneração total, somando o salário-base e as gratificações, é de R$ 2.750.

Esse valor, porém, deverá ser reajustado em 6,5%, conforme acordo feito entre os servidores e as secretarias de Segurança e Gestão, que prevê o aumento para a categoria a partir do holerite a ser entregue em setembro.

Vagas por cidade
Outra novidade desse concurso é que o candidato vai ter que escolher a cidade em que deseja trabalhar. As vagas serão divididas por município. Em Campinas, por exemplo, serão 60 chances.

De acordo com Paulo Neto, que assumiu o comando da Polícia Civil em março e, desde então, vem implantando mudanças administrativas, a “seccionalização” do concurso serve para que o investigador tenha ou crie laços com a comunidade que vai atender.

“A ideia é que o candidato escolha a cidade em que mora. Ele pode escolher outra, mas deve saber que terá que ficar no mesmo município por, pelo menos, três anos”, destaca o delegado-geral. Essa regra, aliás, também é nova. Durante o período de estágio probatório, de três anos, o investigador trabalhará em distritos da cidade que escolheu, e não poderá pedir transferência para delegacias especializadas, como o Denarc.

Por fim, uma outra novidade: os aprovados serão submetidos a uma “investigação ético-social” de toda a sua vida. “Os órgãos de inteligência da polícia vão descobrir se o investigador tem vícios, se já se envolveu em crimes, se tem arma de fogo, entre outras coisas”, informa Paulo Neto.

 

Matéria original: Polícia Civil vai contratar 877 investigadores

-+=
Sair da versão mobile