Praça das Artes recebe comunidades no lançamento da 2a edição do Circuito de Rodas de Samba SP

A segunda edição do guia oferece informações sobre 56 rodas de samba das regiões da cidade de São Paulo, Grande São Paulo, interior e litoral. O conteúdo é gratuito e também estará disponível em versão digital no site www.deputadalecibrandao.com.br, a partir do dia 06 de outubro.

Na próxima terça-feira, 06/10, a partir das 19h, uma seleção de músicos de diversas comunidades paulistas de samba vai comandar uma grande roda no lançamento da 2a edição do Guia de Rodas de Samba de São Paulo. Os partideiros farão, ainda, uma homenagem à Leci Brandão, um dos maiores ícones do samba e, atualmente, deputada estadual de São Paulo.

No mesmo dia, haverá a apresentação do aplicativo InSamba desenvolvido pelo empresário Sérgio Vertello. O aplicativo reúne informações sobre eventos relacionados ao gênero musical no Estado. O serviço também oferece informações sobre a história do samba, instrumentos e diferentes levadas do gênero musical. O aplicativo já está disponível em versões IOS e Android.

A ideia de formular um guia com estas características surgiu de uma parceria entre o mandato da deputada Leci Brandão e a Associação de Sambistas, Terreiros e Comunidades de Samba do Estado de São Paulo (ASTEC) que, na ocasião, comemora três anos de fundação.

Para a deputada, que vem ressaltando a importância das comunidades tradicionais e da cultura afro-brasileira, o samba e suas tradições são parte da história do nosso país e por isso é fundamental preservar essa memória.

Na mesma linha, o deputado federal Orlando Silva (PCdoB/SP) acentua que “o Samba de São Paulo é nosso patrimônio. Ao mapearmos as rodas de samba não só valorizamos a imensa herança e legado desse movimento ao povo paulistano, mas, sobretudo, fomentamos cada vez mais os espaços de criação dessa importante manifestação cultural”.

O mandato da deputada Leci vem promovendo ações e elaborando propostas para aproximar o Poder Público das comunidades de samba, tamanha a importância do gênero na construção da identidade brasileira. Entre as ações está a produção de publicações como as cartilhas Memória do Samba Paulista, projeto que já está em sua terceira edição. A Lei do Dia Estadual do Samba, a realização de uma audiência pública sobre as comunidades de samba (2013) e o projeto de lei que declara o samba patrimônio cultural imaterial do Estado de São Paulo são alguns exemplos de iniciativas relacionadas ao samba realizadas pela deputada. Neste sentido, reunir informações que destaquem as rodas de samba realizadas pelas comunidades, que divulgam o trabalho de novos compositores e resgatam a obra dos grandes mestres do samba está entre as prioridades da atuação de Leci Brandão enquanto representante pública. Afinal, para Leci, “o samba sempre foi espaço de luta e resistência do nosso povo e assim permanece graças a homens e mulheres que não deixam a verdade e a valentia do samba morrerem”.

A primeira edição do guia está disponível desde 23 de julho deste ano e oferece informações sobre 27 rodas de samba paulistas que acontecem periodicamente, apontando datas, locais, referências e contatos para mais informações. A distribuição é gratuita e conteúdo está disponível em versão digital no site www.deputadalecibrandao.com.br.

Serviço:

Lançamento da 2o edição do Circuito de Rodas de Samba SP e do Aplicativo InSamba e comemoração do aniversário da ASTEC-SP

Quando: 06/10/15, terça-feira, a partir das 19h.

Onde: Praça das Artes – Avenida São João, 281, Centro, São Paulo/SP

Homenageada Especial: Leci Brandão

Presença especial: Orlando Silva, deputado federal

Entrada: franca

Informações imprensa: 99619-1350 – Carla / 96425-9772 – Carina

*Há estacionamentos privados próximos

Se beber, não dirija!

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 

+ sobre o tema

Califórnia autoriza casamento gay a partir da semana que vem

Um juiz federal americano decidiu nesta quinta-feira que casamentos...

Cantores Judeus Negros de 100 anos atrás redescobertos graças a gravações raras

Anúncios de jornal do início da década de 1920...

“Os ODS são parte duma máquina de infantilização dos nossos países” – Elísio Macamo

Elísio Macamo nasceu e cresceu em Moçambique. Professor catedrático...

Angolanas expulsas do Brasil foram encaminhadas para a DNIC

- Fonte: Angola Press - 26-05-2009 - ...

para lembrar

Noivos entram em choque ao descobrir que são irmãos de pais separados em 1983

Eles estavam apaixonados e, depois de cinco anos de...

Emicida e Rael dividem trilha sonora de game da NBA com Ramones e Jay-Z

Emicida e Rael chegaram à liga mais importante de...

Como um discurso de Harry Belafonte, morto aos 96, mudou minha vida

No verão de 2013, participei de um dia de...

BARBACENA: Cidade celebra o Dia da Consciência Negra

Fonte: Barbacena Online -     “Reafirmar para...
spot_imgspot_img

Cientistas revelam mistério por trás dos antiquíssimos baobás, as árvores da vida

Cientistas afirmam ter resolvido o mistério em torno da origem dos antigos baobás. De acordo com análises de DNA, as árvores teriam surgido pela primeira...

‘Está começando a segunda parte do inferno’, diz líder quilombola do RS

"Está começando a segunda parte do inferno", com esta frase, Jamaica Machado, líder do Quilombo dos Machado, de Porto Alegre, resumiu, com certo desânimo, a nova...

SP: mostra de cinema Léa Garcia – 90 Anos celebra obra da artista

A mostra inédita Léa Garcia - 90 anos, que começa neste sábado (25), celebra a obra da renomada artista do cinema nacional, que morreu em...
-+=