Pré-vestibular comunitário em laje na Maré aprova todos os estudantes em universidades públicas do Rio

Iniciativa UniFavela foi criada por jovens graduandos da Uerj e UFRJ e também moradores do complexo de favelas da Zona Norte. Aluno cedeu a própria casa para ter aulas com o projeto, que não tinha sede.

Por Raísa Pires*, do G1

Criador da iniciativa, Laerte Breno, de 24 anos, é estudante de Letras da UFRJ e morador da Maré — Foto: Divulgação/UniFavela

Em agosto do ano passado, três jovens professores cariocas fundavam um pré-vestibular comunitário para estudantes do Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio. Menos de um ano depois, o UniFavela já colhia frutos: todos os alunos da primeira turma passaram para universidades públicas do RJ.

O sucesso veio com uma mesa-estante de tijolos e um pequeno quadro doado em uma sala de aula improvisada – a laje da casa de um dos estudantes.

Laerte Breno, Daniele Figueiredo e Letícia Maia começaram a ajudar vestibulandos meses antes, como monitores, em uma biblioteca da comunidade. A iniciativa cresceu e virou o UniFavela.

Da laje para a UFRJ
Cristian Gomes, de 21 anos, que cedeu a laje, foi um dos aprovados pelo UniFavela. O jovem, que hoje cursa administração na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), conta que não hesitou em doar o espaço quando soube que as aulas poderiam ser encerradas.

“A gente queria continuar estudando com eles. E já que a gente estava sem um local, coloquei panos nas mesas, pus cadeiras e adaptei a laje da minha casa”, relembra o jovem.

Fundadores do projeto e também moradores da Maré, Laerte, de 24 anos, que cursa letras na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Daniele, 24 anos, graduanda de história na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), apostam no ensino não linear para passar os conteúdos aos estudantes.

“É para além de um pré-vestibular de passar conteúdo, a gente privilegia a educação popular. A gente está ali para tirar uma dúvida ou outra, mas construir junto, aprender junto”, afirma a estudante de história.

Cristian Gomes cedeu a laje de casa para que o projeto continuasse — Foto: Divulgação/UniFavela

Laerte conta que a iniciativa começou de maneira despretensiosa, mas que logo precisou de um quadro maior de voluntários. Pelas redes sociais, o grupo divulga as ações e também recebe novos professores que queiram contribuir para o projeto.

“Não foi uma ação planejada. Por coincidência, eu estava nessa biblioteca e uma amiga me pediu ajuda com linguagem para a prova da Uerj. Depois, ela apareceu com mais amigos e eu pensei que também poderia conseguir mais professores”, conta Laerte, que optou pela licenciatura para gerar retorno educacional à comunidade.

Estudante de história da UFRJ, Letícia Maia também passou a dar aulas no UniFavela a convite de Laerte.

Com a organização de saraus, oficinas de arte e cultura, o grupo expandiu a ação social para fora da sala de aula, arrecadando doações para moradores em situação de vulnerabilidade da Maré.

“Nunca o nosso propósito era só a aprovação. Óbvio que tinha essa motivação, que essas pessoas estivessem na faculdade, mas o objetivo primeiro era a formação humana, de pessoas que gostem de aprender, conhecer, que tenham esse apreço pelo conhecimento e cidadania”, afirma Letícia Maia.

Depois de meses funcionando na laje, o grupo conseguiu arrecadar fundos em uma vaquinha online após uma publicação viralizar nas redes sociais. Atualmente, a UniFavela funciona em uma sala de aula estruturada na sede de um projeto social na Maré.

Grupo de professores aposta em saraus com oficinas artísticas para além do conteúdo do vestibular — Foto: Divulgação/UniFavela

Dificuldades além da sala de aula
Apesar do forte calor e períodos de chuva, a maior dificuldade – segundo os professores e alunos – não estava na falta de estrutura da sala de aula improvisada.

“Por mais que a gente estivesse em uma laje, em um ambiente não muito confortável, muito quente, muito frio, o pior era o tiroteio. Era muito perigoso estar em uma laje na favela, né?”, relembra o estudante Cristian Gomes.

A violência dos constantes confrontos entre traficantes e policiais na Maré comprometia o andamento das aulas e atrasava o conteúdo passado aos estudantes, como conta a professora Daniele Figueiredo.

“Eu tive várias aulas interrompidas em operação policial, precisava ligar correndo para os alunos que estavam quase saindo de casa e pedir ‘Não sai, não sai, vou ter que cancelar a aula, não sai’. Então, é uma questão muito mais preocupante a questão das operações”, relembra a professora.

Apesar do resultado positivo em meio a um ambiente marcado pela violência e falta de estrutura, os alunos e professores não acreditam em uma visão meritocrática por trás das conquistas dos estudantes.

“Estudar é uma tarefa extremamente difícil. Se eles passaram, se a gente passou, não foi meritocracia. Foi porque, de alguma maneira, a gente conseguiu estudar. Se deixar tudo de lado, todas as preocupações, e sentar e estudar, é muito complicado”, conclui Daniele.

A jovem Lindalva do Nascimento, de 22 anos, que entrou no pré-vestibular comunitário neste ano, reconhece as dificuldades da rotina dos estudos em meio às situações enfrentadas por moradores de comunidades do Rio.

“Não é só ‘estudar que passa’ quando tem um caveirão na porta da favela impedindo você de se concentrar nos livros”, afirma a estudante.

A jovem não planejava entrar no Ensino Superior até estudar com os professores do UniFavela. Neste ano, ela tenta uma vaga em Psicologia para retornar ao projeto futuramente.

Para o fundador do projeto, Laerte Breno, a transformação atinge, também, as famílias dos estudantes.

“Eu choro quando eu vejo eles aprovados. É gratificante estar naquele universo acadêmico que é de direito deles nesse lugar que é socialmente distante. As famílias se sentem abraçadas, nos dão retorno, é além da sala de aula. Cria laços”, conclui o professor.

Toda a turma de estudantes atendida pelos jovens professores da Maré aprovada em faculdades públicas do Rio de Janeiro — Foto: Divulgação/UniFavela

+ sobre o tema

Professores indígenas ocupam Secretaria de Educação da Bahia

  Um grupo de 60 professores, alunos e pais indígenas...

Antonio Candido indica 10 livros para conhecer o Brasil

  Quando nos pedem para indicar um número muito limitado...

Resultado da segunda chamada do ProUni sai nesta segunda-feira

Brasília – Os estudantes que se inscreveram no Programa...

Em São Paulo, 46% dos alunos admitem ter passado de ano sem aprender a matéria

Camila Maciel - Repórter da Agência Brasil Quase metade (46%)...

para lembrar

Estudantes protestam contra exigência do Enem para Ciência sem Fronteiras

Nova regra para concorrer a bolsas de estudo no...

USP assina acordo experimental para participar do Enade

Além da prova, a universidade estadual paulista participará das...

A campanha dos professores para denunciar Paes e Cabral

Charge do Vitor Teixeira, via Facebook do site do SEPE,...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

A lei 10.639/2003 no contexto da geografia escolar e a importância do compromisso antirracista

O Brasil durante a Diáspora africana recebeu em seu território cerca de 4 milhões de pessoas africanas escravizadas (IBGE, 2000). Refletir sobre a formação...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=