Preciosa é destaque em prêmio

Longa faturou categorias como direção, atriz, atriz coadjuvante e roteirista estreante; Jeff Bridges foi escolhido o melhor ator

“Kathryn Bigelow [diretora de “Guerra ao Terror’] não está aqui esta noite. Eu estou!”, brincou Lee Daniels, diretor de “Preciosa – Uma História de Esperança”, ao receber um dos cinco troféus que o 25º Spirit Awards concedeu ao filme.

A premiação do cinema independente hollywoodiano, que aconteceu na sexta, em Los Angeles, foi a noite de glória de “Preciosa”, enquanto o resultado do Oscar não era conhecido. “Guerra ao Terror”, tido como favorito ao prêmio da Academia, não recebeu nenhuma indicação ao Spirit, mesmo sendo considerado um filme de baixo orçamento, “indie”, nos padrões de Hollywood.

“Preciosa” recebeu cinco e levou todas. A história da adolescente abusada sexualmente pelo pai recebeu os prêmios de melhor filme, melhor direção (Lee Daniels), melhor atriz (Gabourey Sidibe), melhor atriz coadjuvante (Mo’Nique) e melhor roteirista estreante (Geoffrey Fletcher).

Apesar da brincadeira do diretor, foi com muitas lágrimas que ele, o roteirista e o elenco receberam os troféus. No início do discurso, Daniels lembrou que, no Spirit Awards do ano passado, quando fez parte do júri, passou “o tempo todo no banheiro, editando o filme” no computador.

A consagração de “Preciosa” não chegou a ser uma surpresa. Na categoria mais importante, a de melhor filme, nenhum de seus concorrentes era considerado tão forte -“Preciosa” já era mais premiado e mais comentado que “500 Dias com Ela”, “Amreeka”, “Sin Nombre” e “The Last Station”.

Já no Oscar, cujos resultados ainda eram um mistério até o fechamento desta edição, “Preciosa” era considerado azarão entre os dez concorrentes a melhor filme, entre eles “Guerra ao Terror” e “Avatar”.

Diferentemente de Mo’Nique, que interpreta a asquerosa mãe de Precious e deu, no Spirit, apenas mais um passo em direção ao Oscar de melhor atriz coadjuvante -ela já havia levado o Globo de Ouro e o prêmio do sindicato dos atores, para ficar entre os principais.

Como ela, Jeff Bridges reforçou o seu favoritismo ao receber o prêmio de melhor ator por “Coração Louco”, repetindo as decisões do Globo de Ouro e do sindicato da categoria. Esta é a quinta indicação de Bridges ao Oscar. No Spirit, “Coração Louco”, dirigido pelo ator Scott Cooper, também recebeu o prêmio de melhor primeiro filme.

Outros prêmios
Outras categorias da premiação contemplaram “500 Dias com Ela” (roteiro), Woody Harrelson (ator coadjuvante, por “O Mensageiro”), “Educação” (filme estrangeiro) e “Um Homem Sério” (fotografia e troféu Robert Altman), dos irmãos Joel e Ethan Coen.

 

 

+ sobre o tema

Seedorf anuncia adeus ao Bota: ‘Que possa manter o que a gente construiu’

Holandês se aposenta para dar início à carreira de...

China e países africanos promovem cooperação na luta contra a epidemia

Recentemente, um pequeno vídeo sobre experiências chinesas na luta...

Longa documental retrata música e territorialidade quilombola

Com imagens captadas nas comunidades quilombolas do Beco dos...

Carnaval 2017: Com os filhos, Taís Araújo e Lázaro Ramos acompanham trio em Salvador

Taís Araújo e Lázaro Ramos decidiram curtir o Carnaval...

para lembrar

Sheila Walker fará conferência no encontro comemorativo dos 30 anos do NEAB

Pesquisadora norte americana em estudos africanos será uma das...

Bruno Henrique, dos campos de terra em Belo Horizonte a melhor jogador da América

Eleito o craque da Libertadores, atacante rubro-negro jogou na...

Histórias de um queridinho da Dinamarca

A voz é inconfundível, a fala vai andando e...

Livro destaca influência da cultura afrodescendente no Estado

Lançamento de "A Presença Negra em Alagoas” reúne intelectuais...
spot_imgspot_img

Erikah Badu fará show no Brasil em novembro

A cantora norte-americana Erykah Badu, uma das principais vozes do neo soul, está de volta ao Brasil. A artista confirmou um show exclusivo em São...

Will Smith, após duas décadas afastado da música, vai cantar no Rock in Rio

O ator Will Smith, que também tem uma carreira paralela na música, virá ao Brasil neste mês de setembro para cantar no Rock in Rio. O anúncio foi...

Documentário resgata pela oralidade história do movimento Black Rio

Nos anos 1970, o Grêmio de Rocha Miranda, na zona norte do Rio de Janeiro, foi palco de uma revolução cultural que reverbera até hoje...
-+=