Prêmio Jonathas Salathiel de Psicologia e Relações Raciais reconhece trabalhos sobre saúde mental e relações raciais

FONTEEnviado para o Portal Geledés
Divulgação

De acordo com a cartilha “Óbitos por Suicídio entre Adolescentes e Jovens Negros – 2012 a 2016”, feita pelo Ministério da Saúde, a cada dez suicídios no Brasil, seis são cometidos por pessoas negras. As principais causas levantadas para esse problema são as desigualdades étnico-raciais e o racismo institucional, além do não lugar, ausência de sentimento de pertencimento, sentimento de inferioridade, rejeição, negligência, maus-tratos, abuso, inadequação, inadaptação, sentimento de incapacidade, solidão e isolamento social. A pesquisa também aponta que o risco de suicídio entre jovens declarados pardos ou negros é 45% maior se comparado ao dos jovens brancos.

Precisamos, mais que nunca, debater sobre o racismo estrutural e suas relações com a saúde mental, especialmente da população negra no Brasil. Com esse intuito, o II Prêmio Jonathas Salathiel de Psicologia e Relações Raciais irá contemplar trabalhos científicos e produções artísticas que discorrem sobre a temática no Estado de São Paulo. A iniciativa é uma realização do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP), da Articulação Nacional de Psicólogas/os Negras/os e Pesquisadoras/es (ANPSINEP) e do Sindicato dos Psicólogos do Estado de São Paulo (SinPsi).

O prêmio também homenageia o legado de Jonathas José Salathiel da Silva, que foi psicólogo, colaborador e conselheiro do CRP SP. Sua luta contra a discriminação racial possibilitou o lançamento de documentos orientadores para profissionais de Psicologia sobre os efeitos do racismo na saúde mental da população negra. Jonathas Salathiel também colaborou com a criação de um grupo interno, no CRP SP, para pensar as questões raciais, organizado hoje como Núcleo de Psicologia e Relações Raciais.

As/os premiadas/os terão seus trabalhos publicados pelo CRP SP e tornados referências para profissionais da Psicologia e áreas afins, além do valor simbólico de R$ 1.500. As categorias do Prêmio são estas: Psicóloga/o; Estudante; Relato de experiência e criações artísticas; Grupo, redes e articulações; Formadoras/es. Em função da pandemia da Covid-19, a premiação acontecerá de forma on-line, transmitida pelos canais no YouTube e no Facebook do CRP SP. 

As inscrições de trabalhos podem ser realizadas por e-mail até 23 de agosto de 2021. O regulamento e demais informações podem ser conferidos no site: http://www.crpsp.org.br/PremioJonathas/ 

Cronograma

Inscrições e envio dos trabalhos: 12/07/2021 a 23/08/2021 (até 11h).
Período de avaliação: 23/08 a 15/10/2021.
Retorno às pessoas inscritas: 16/10/2021.
Divulgação do resultado final na página do Conselho: 12/11/2021.

A ação está atrelada à campanha “Racismo é coisa da minha cabeça ou da sua?” do Sistema Conselhos de Psicologia.

-+=
Sair da versão mobile