Prêmio Marielle Franco de Ensaios Feministas: as vencedoras!

FONTEDo Contracorrente
(Foto: Divulgação/ Prêmio Marielle Franco de Ensaios Feministas)

No dia 14 de março deste ano, a Editora Contracorrente, em parceria com o Instituto Marielle Franco e com o apoio do Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa, do Ernesto Tzirulnik Advocacia e do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, anunciou o Edital do Prêmio Marielle Franco de Ensaios feministas 2020. A finalidade do projeto foi acolher ensaios das várias temáticas que envolvem o feminismo e premiar um dos textos com a publicação do trabalho em formato de livro pela Editora Contracorrente, além de um prêmio em dinheiro no valor de R$ 10.000,00.

No período de cinco meses de recebimento de trabalhos, avaliamos mais de cento e noventa textos, escritos por mulheres de todo Brasil e do exterior. Autoras de diversas tendências do pensamento feminista discorreram sobre o tema, esmiuçaram conceitos, dividiram conosco suas vivências e seus estudos, do mais refinado ao mais pessoal.

Uma comissão técnica composta por autoras da Editora Contracorrente – Taylisi Leite, Eneida Desiree Salgado, Anna Lyvia Custódio Ribeiro e Nathália França – selecionou os textos finalistas para a avaliação final do Júri. Márcia Tiburi, Sueli Carneiro e Anielle Franco foram as responsáveis pela escolha do trabalho vencedor.

Por unanimidade, sagrou-se vencedor o belo ensaio escrito por duas irmãs, Ana Paula Rodrigues dos Santos Segarro e Cintia Rodrigues dos Santos Mariano, que discorreram sobre vivências pessoais como mulheres negras na sociedade, mesclando suas falas à de outras mulheres que vivenciaram o racismo e a vida da mulher negra no Brasil.

Conheça as vencedoras

Ana Paula e Cintia (Foto: Imagem retirada do site Contracorrente)

Ana Paula e Cintia são irmãs inseparáveis. Nascidas em Campinas, viveram em muitas cidades do estado de São Paulo e suas trajetórias de vida são marcadas por luta e superação. São mães de meninas, fato que tornou inadiável a necessidade de escrever sobre suas experiências de vida enquanto mulheres negras. Ana Paula tem 38 anos, é Engenheira Civil e mora em São Paulo. Cintia é Professora de Artes e Designer, tem 36 anos e mora em Campinas.

O livro será editado e publicado pela Editora Contracorrente no primeiro semestre de 2021. Aguardem mais novidades.

Fonte: Do Contracorrente

-+=
Sair da versão mobile