Presidente colombiano Uribe contrai gripe H1N1

Fonte: Abril.com

BOGOTÁ (Reuters) – O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, contraiu a gripe H1N1 e está recebendo tratamento médico enquanto prossegue com seu trabalho de casa, informou o porta-voz do governo, Cesar Velásquez, na noite de domingo.

“Ele está trabalhando pelo telefone e Internet”, disse o porta-voz à Reuters.

Líder popular e aliado-chave dos Estados Unidos na América do Sul, Uribe participou de uma cúpula de líderes regionais na sexta-feira na Argentina. Ele começou a ter febre e dores de cabeça e nas costas após o encontro da Unasul em Bariloche, disse Velásquez.

Os líderes que estiveram com Uribe na cúpula, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foram avisados do caso do colombiano, acrescentou o porta-voz.

O presidente da Costa Rica, Oscar Arias, foi o primeiro líder de Estado a ter contraído o vírus H1N1, conhecido como da gripe suína. Ele recuperou-se este mês após ter sido contaminado por uma forma branda do vírus e voltou à rotina normal de trabalho após ter passado uma semana sendo tratado em casa.

A Colômbia tem 621 casos confirmados da gripe H1N1, com 34 mortes, de acordo com o Ministério da Proteção Social.

O vírus H1N1 espalhou-se por todo o mundo, causando a primeira pandemia do século, após ter surgido em abril no México e nos EUA.

(Reportagem de Hugh Bronstein)

 

Matéria original: Presidente colombiano Uribe contrai gripe H1N1

-+=
Sair da versão mobile