Primeira modelo albina da África do Sul enfrenta preconceito

Enviado por / FonteDo Terra

Ela não é famosa como Naomi Campbell ou Gisele Bündchen, mas Refilwe “Fifi” Modiselle, de 27 anos, tem algo único ao subir na passarela: ela é a primeira modelo albina da África do Sul. As informações são do site italiano Repubblica.

Nascida em Soweto, ela chama atenção pelos cabelos loiros e pele clara. Ainda assim, Refilwe faz parte de um grupo de pessoas que muitos países africanos consideram como “raça amaldiçoada”. Isso porque, embora na África do Sul exista uma porcentagem maior de albinos do que no resto do continente, o preconceito ainda é presente em países como Tanzânia e Zimbabwe.

Os albinos foram perseguidos e mortos ao longo dos anos por serem considerados portadores de má sorte. Em alguns casos, seus órgãos serviam para preparar poções mágicas com o objetivo de curar doenças.

Ainda assim, Refilwe decidiu encarar a passarela. Ela é desprovida de melanina – proteína responsável pela pigmentação da pele e cabelos – , o que muitas vezes pode levar à marginalização ou à morte por conta do preconceito no país.

Prova disso é que crenças antigas diziam que estuprar uma mulher albina poderia curar a aids. Em algumas regiões, o mito ainda existe. Tanto que, em junho de 2011, uma jovem de 14 anos foi sequestrada e nunca mais encontrada na África do Sul. A suspeita é de que teria sido morta em um ritual.

Modelo albina combate preconceito em semana da moda africana

 

 

+ sobre o tema

Desigualdade racial diminui no Brasil

O Portal Brasil Debate publicou matéria apontando que as políticas...

A luta de três irmãs que tentam manter vivo idioma que só elas sabem falar

Considerada por historiadores a língua original do sul da...

Mandela deixa sua casa para viagem pela 1ª vez após doença

O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela se...

para lembrar

Top 15: Os melhores filmes de Denzel Washington

É hora de relembrar quais são os melhores filmes deste...

Jean Augustine

Jean Augustine, nascida em 9 de setembro de 1937...
spot_imgspot_img

Documentário ‘Dessa Arte Eu Sei Um Pouco’ homenageia legado de mestres de capoeira na Bahia

O legado de Paulo dos Anjos, um dos mais importantes mestres de capoeira da sua época, é contado através das memórias de três de seus...

Quatro livros para entender o pensamento revolucionário de Carlos Marighella

Ao longo da trajetória que levou Carlos Marighella a virar símbolo na luta por direitos sociais e políticos no Brasil, um dos principais nomes no combate...

Dia de Zumbi é feriado nacional

Novembro, o mês azul, é rico em datas simbólicas e de campanhas. Alerta os homens para a necessidade do exame de próstata, e às...
-+=