Primeira negra a ganhar o título, Miss Vilhena admite sofrer preconceito

Enviado por / FonteDa Folha do Sul

Mais velha dos três filhos da dona-de-casa Maria Maia com o mecânico Jamil Modesto, a Miss Vilhena, Vanessa Modesto, conseguiu uma façanha digna de entrar para a história: ganhou o título no voto, enfrentando, entre outras coisas, o preconceito de algumas pessoas, acostumadas com os cabelos loiros e os olhos claros que predominam entre a população local.

Aos 22 anos, nascida aqui mesmo, a beldade negra conta com dois fatores para manter a forma que a consagrou na passarela: a genética e a prática do vôlei, esporte que adotou quanto tinha metade da idade que tem hoje. Vanessa concedeu a seguinte entrevista ao jornal FOLHA DO SUL:

FS: Alguns ainda contestam a eleição de uma miss negra em Vilhena? Como você reage a isso?

Encaro o resultado do concurso como uma grande vitória pessoal. Agora, independente da cor da pele, o que importa é que batalhei e venci honestamente. Não me incomodo com o que as pessoas dizem, porque sei dos meus valores.

FS: Você sofre preconceito por causa de sua cor?

Sofri e ainda sofro discriminação. Quando tinha 12 anos, uma pessoa importante na cidade me ofendeu publicamente. Chorei muito e pensei em ir à justiça, mas acabei relevando. Hoje, garanto: dependendo do nível da provocação, vou exercer meus direitos, até para prevenir o preconceito contra outras pessoas negras, que também represento como Miss.

FS: Você realmente se acha a mulher mais bonita de Vilhena?

O resultado do concurso diz que sou, mas eu, pessoalmente, acho que há muitas outras mulheres na cidade que também podem ser Miss. É importante lembrar que, além da beleza, quem exerce essa função deve ter outras virtudes, como simpatia, educação, postura e humildade. Tenho procurado cumprir bem o papel que me cabe ao representar Vilhena nos eventos que vou.

FS: Sua mais forte adversária na passarela pode ser candidata a vereadora. Você votaria em Mariana Padovani nas próximas eleições?

É muito cedo para tomar uma decisão tão importante neste momento. Agora, para mim a competição acabou quando as notas do concurso foram divulgadas. Quanto à Mariana, caso ele apresente boas propostas para buscar uma vaga na Câmara, por que não, né?

FS: Antigamente, candidata a Miss tinha que ser virgem. O que você pensa sobre isso?

Essa regra eu nunca soube que existe. O que sei que rege os concursos são recomendações que valiam antes e ainda estão em vigor hoje, como não ser casada, não ter filhos e nem se envolver em escândalos. Acho que essas exigências, além de justas, são também necessárias para preservar o nível das competidoras.

Foto em destaque: Reprodução/ Vilhena Notícias

 

 

 

+ sobre o tema

Priscilla Feniks expõe o genocídio da população negra no clipe “Só a Gente Sabe”

Cheia de atitude, Priscilla Feniks lançou nesta última quinta-feira...

Forest Whitaker entra para elenco de ‘Pantera Negra’, da Marvel

Forest Whitaker entra para elenco de 'Pantera Negra'. O ator...

Modelos participam de seleção para desfilarem no Afro Fashion Day

Desfila pra cá, faz carão, posa pra lá. Foi...

para lembrar

Mostra valoriza o papel da mulher negra no mundo da moda

Idealizadora da mostra e a representante do Abayomi Ateliê,...

Valentino desfila coleção inspirada na África, mas “esquece” dos negro

A grife Valentino apresentou hoje sua coleção primavera/verão 2016....

Gisele defende cotas para modelos negros

Estrela do desfile da Colcci, que encerrou o primeiro...

Lea T causa frisson com maiô engana-mamãe e shortinho

Estou aproveitando o momento', disse a top após aplausos...
spot_imgspot_img

Quem foi Mama Cax? Conheça a homenageada do Google que foi símbolo de representatividade na Moda

Celebrando o Mês da História Negra nos Estados Unidos, o Google homenageia nesta quarta-feira (08) a modelo Mama Cax. A homenageada se firmou como uma grande referência no mundo da Moda...

Modelos na passarela contra o racismo e pela autoestima dos negros e negras

"Um sorriso negro, um abraço negroTraz....felicidadeNegro sem emprego, fica sem sossegoNegro é a raiz da liberdade..." Assim cantava a sambista Dona Ivone Lara em sua magnífica...

Influenciadoras negras lutam para ser valorizadas pelas marcas

Ao navegar pelo Instagram é possível encontrar muitas pessoas que trabalham produzindo conteúdo digital sobre diversos assuntos. Um nicho que fez muito sucesso nos...
-+=