Judaísmo: Primeira mulher negra a ser ordenada rabino

Al Behrman / AP

– Fonte: Expresso –

Al Behrman / AP

Cincinatti, Ohio, 29 Mai (Lusa) – Alysa Stanton, 45 anos, pode tornar-se já em Junho a primeira mulher negra a ser ordenada rabino.

Alysa Stanton deverá liderar uma congregação predominantemente branca de 60 famílias em Greenville, Carolina do Norte, depois de ser ordenada, a 06 de Junho.

Stanton vivia num subúrbio judeu de Cleveland quando começou a sua busca espiritual ainda na infância, estudando algumas religiões cristãs e do leste antes de se converter ao judaísmo quanto já estava na casa dos vinte.

Mas, embora Stanton seja elogiada pelos seus pares pela sua capacidade de ouvir e comunicar, nem sempre se sente aceite pelas congregações judaicas ou por alguns amigos depois de se ter convertido ao Judaísmo.

“Senti-me às vezes condenada ao ostracismo mas tive de aprender quem eu era, quais os meus valores e ir em frente”, disse.

Stanton, que trabalhou como fisioterapeuta especializada em dor, perda e trauma, pensou que era demasiado “velha” para começar os seus estudos rabínicos aos 38 anos.

Matriculou-se em 2002 no Instituto de Religião Judaica na Faculdade hebraica de Cincinnati, a mais antiga instituição dos Estados Unidos para educar rabinos, chantres e educadores do Judaísmo da Reforma.

Ela acredita que o seu futuro está nas mãos de Deus mas não está satisfeita com o mundo tal como ele está, disse o rabi Kenneth Ehrlich, decano do campus.

A sua ordenação tem um significado político relevante e é um passo saudável na nova fase do desenvolvimento do judaísmo na América, disse Lewis Gordon, fundador do Instituto de Estudos Afro-Judaicos na Universidade Temple em Filadélfia. Muitos acreditam que ela pode atrair mulheres e negros para os estudos rabínicos e outros papéis de liderança.

Até final de 2009, já foram ordenadas 994 mulheres rabinos, indica uma investigação que recorreu aos principais seminários do Judaísmo. E vários peritos dizem só ter conhecimento de um rabi negro do sexo masculino.

 

 

Matéria original: EUJudaísmo:: Primeira mulher negra a ser ordenada rabino

-+=
Sair da versão mobile