Produção de casamentos foca na cultura afrobrasileira

A  quebra das padronizações são muitas vezes elementos importantes para inovar e trazer a tona discussões sobre as diferenças. Foi assim com a Igbeyawo Casamento Afro, uma startup focada na cultura afro-brasileira.

Do Catraca Livre 

“Criamos essa empresa a partir da experiência da organização do nosso próprio casamento, onde encontramos dificuldades de realizá-lo da forma como sonhávamos: com turbante ao invés de deixar os cabelos lisos, descalços, com um vestido que remetesse a nossa ancestralidade e uma conta de orixá na mão, ao invés de um terço¨, conta Thaisa Calixto dos Santos Barros, 31, educadora e criado da Igbeyawo.

ifa9

Foto: ifa9

 

“Escutei diversas vezes: já que foi assim, por que você não casou em um terreiro? Existe então um modelo de casamento? Existe uma religião dominante? Por que determinados símbolos culturais são aceitáveis nesse rito e outros não? Estou falando de cultura e não só de religião”, diz Thaisa.

Ifa

Segundo a educadora, a empresa é uma proposta afirmativa frente ao racismo simbólico e procura por meio da esfera social do casamento afirmar e reconhecer a ancestralidade negra brasileira. “Entendendo que essa história nos foi negada e que isso ressoa de diversas formas na vida do homem e da mulher negra”, completa.

Em 2015, estão sendo organizados três casamentos. A empresa também lançou a Igbeyawo Feiras Afro, projeto itinerante que pretende circular cinco capitais brasileiras e assim reunir as diversas faces do afroempreendedorismo num só local com cultura, arte, gastronomia, estética, moda, dança e literatura.

“Nosso objetivo assim é ocupar o mundo dos negócios com a nossa cor e cara, encorajando microempreendedores, artesãos, artistas de todos os tipos a buscarem seu espaço também como fornecedores de casamentos”, diz a educadora.

A sede da primeira versão da feira foi a cidade de Salvador, na Bahia, e a próxima será no Rio de Janeiro, no dia 20 de setembro, no Parque da Bola Rio (estádio do Maracanã) em parceria com a Pegada Forte Produções. “A  cada edição teremos o Prêmio Igbeyawo que irá homenagear os grandes nomes negros (artistas no geral, acadêmicos, intelectuais, parlamentares, entre outros) da contemporaneidade de cada cidade sede da Feira”.

 

 

 

 

 

-+=
Sair da versão mobile