Professor é preso suspeito de injúria racial contra estudantes durante aula sobre racismo em Ibiporã, afirma polícia

Declarações do servidor teriam sido filmadas por outros alunos. Defesa diz que não vai se manifestar sobre denúncia por enquanto.

FONTEG1
Portal Geledés

Um professor do Colégio Estadual Olavo Bilac, em Ibiporã, norte do Paraná, foi preso suspeito de cometer injúria racial contra duas estudantes de 15 e 16 anos. Elas chamaram a coordenação, que acionou a Polícia Militar (PM) para ir até a unidade de ensino.

A defesa do professor disse que não vai se manifestar neste momento.

De acordo com o Boletim de Ocorrência (B.O.), feito na Polícia Civil, o caso teria acontecido em sala de aula, durante um debate sobre o tema racismo.

No B.O., as estudantes relatam que, “em determinado momento, o professor passou a ofendê-las com chamamentos racistas do tipo: Vocês não têm razão de fala. Vocês não conseguem definir o que é racismo pois são muito jovens”.

Ainda segundo o documento, que foi obtido pela RPC, as alunas dizem que foram xingadas pelo servidor, que teria dito que elas “não sabem se vestir”.

As adolescentes afirmam no B.O. que esta não seria a primeira denúncia de injúria racial envolvendo o mesmo professor.

Conforme o Boletim de Ocorrência, o suspeito teria alegado que “questões raciais são tratadas em sala de aula”, e que as estudantes “não admitem serem confrontadas com realidade, se vitimizando quando o assunto é racismo”.

Investigação

O delegado Vitor Dutra, que apura o caso, disse que o professor ficou em silêncio durante depoimento.

De acordo com o Código Penal, o crime de injúria racial tem pena de 2 a 5 anos de prisão, sem direito à fiança.

O servidor público iria passar por audiência de custódia na tarde desta terça-feira (11).

Em nota, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) informou que “as declarações racistas teriam sido proferidas em sala e registradas pelos alunos via gravação de celular”.

A secretaria disse que “são inadmissíveis, no ambiente escolar, discursos violentos ou discriminatórios, e que qualquer incitação ao racismo, homofobia e quaisquer outras formas de preconceito é incisivamente combatida em toda a comunidade escolar do Paraná”.

-+=
Sair da versão mobile