Professora Vanda Machado receberá Medalha Anísio Teixeira

Os membros da Comissão de Educação, Esporte e Lazer, da Câmara Municipal de Salvador aprovaram, durante a reunião realizada na tarde desta quarta-feira (18/10), a proposta apresentada pelo vereador Sílvio Humberto (PSB) de que a homenageada deste ano com a Medalha Anísio Teixeira, seja a professora e escritora Vanda Machado.

Por Vereador Sílvio Humberto em seu blog 

Foto: Reprodução/silviohumberto.org

A honraria, concedida anualmente pela Comissão a profissionais que se destacam na área da educação, foi criada no ano 2000 e carrega o nome de um dos maiores e mais reconhecidos educadores do Brasil e do mundo. Para o vereador Sílvio Humberto, autor da indicação do nome da educadora, a trajetória de Vanda Machado, que é doutora em Educação e pesquisadora da cultura afro-brasileira, justifica e dignifica a homenagem.

“A professora Vanda Machado é um dos grandes nomes da educação no nosso estado e no País. A sua dedicação à formação crítica dos alunos e a sua luta contra a desigualdade racial, mais do que justificarem, enobrecem esta Casa Legislativa, que tem também como finalidade o bem comum”, defendeu o vereador.

A homenageada tem a sua trajetória acadêmica dedicada à Educação Étnico-racial e é criadora do Projeto Político Pedagógico Irê Ayó, na Escola Eugenia Anna dos Santos, no Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá (São Gonçalo do Retiro). O projeto obteve o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) e se tornou uma referência no ensino da História da África e da Cultura Afro-Brasileira muito antes da chegada da Lei 10.639/2003.

Audiência – A Comissão, presidida pelo vereador Sidninho (Podemos), deliberou ainda uma audiência com o novo secretário municipal de Educação, Bruno Barral, para o próximo dia 26 de outubro. Na pauta do encontro, a votação dos gestores escolares para a próxima gestão.

-+=
Sair da versão mobile