Programa de rádio aborda ‘cura gay’ sob a perspectiva LGBT

Atração produzida por alunos de Comunicação Social vai ao ar nesta quarta

Do UFMG

Beijaço gay realizado no gramado da Reitoria da UFMGSarah Grunbaum/UFMG

Ouvir e dar voz comunidade LGBT da UFMG sobre a polêmica liminar da “cura gay”, que abre caminho para a adoção de terapias de reversão sexual. Esse é o mote do novo programa da Rádio Terceiro Andar, projeto de ensino do curso de Comunicação Social, que vai ao ar nesta quarta-feira, às 10h30, durante o Programa Conexões da Rádio UFMG Educativa.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou, em 17 de maio de 1990, a homossexualidade da lista internacional de doenças. Desde então, a data é celebrada como o Dia Internacional Contra a Homofobia. No Brasil, o Conselho Federal de Psicologia estabeleceu, nove anos depois, normas éticas para a atuação dos profissionais da área que os impedem de patologizar a orientação sexual e oferecer ou incentivar qualquer tipo de tratamento.

No entanto, uma recente decisão da justiça de Brasília trouxe à tona uma discussão que parecia encerrada. A equipe do programa procurou representantes da comunidade LGBT da UFMG e ouviu o que eles pensam sobre a liminar.

Análises e debates dos repórteres sobre o tema também marcam o programa, o segundo desta temporada da Rádio Terceiro Andar. Ele foi produzido por alunos da disciplina Rádio e mídias digitais, do curso de Comunicação Social da UFMG, sob coordenação da professora Sônia Pessoa.

-+=
Sair da versão mobile