Projeto cria vestidos de noiva com tendências afro-brasileiras. Saiba mais

Enviado por / FonteDa Revista Black Brasil 

Quem disse que vestido de noiva é sempre igual? De olho nas mulheres que pensam “fora da caixinha”, o Ateliê Xongani desenvolveu o projeto Noiva Afro-Brasileira, que une os tecidos clássicos de alta-costura a bordados e aplicações típicos da moda africana. 

A ideia do projeto surgiu a partir de conversas com clientes, que revelavam o desejo de ter um vestido de noiva contemporâneo, mas que de certa forma representasse a ancestralidade africana. “A nossa ideia de casamento é muito eurocentrada, a noiva é representada como uma verdadeira rainha. Ao construir o conceito do vestido, buscamos referências não nas escravas, mas nas rainhas africanas e em toda a sua beleza”, explicou Ana Paula Mendonça, uma das fundadoras da Xongani.

O resultado foi um vestido com bordados orgânicos e artesanais, sem brilho, mas rico em detalhes. Como as brasileiras não abrem mão do branco, o modelo foi feito em cetim italiano. O toque africano ­ficou por conta da aplicação de tecidos africanos com bordado de miçangas. A equipe viaja uma ou duas vezes por ano para garimpar tecidos em Moçambique e na África do Sul. “A gente busca várias referências de moda e costumes para criar cada acessório e roupas que fazemos aqui. Percebemos que as possibilidades multiplicam. A moda africana tem uma versatilidade muito grande. Você pode usar um colar na cabeça, como cinto, em um look amarrado… As peças podem ser desconstruídas”, explicou Ana Paula.

Para ela, o principal objetivo do projeto é fazer com que a cultura afro seja retratada nos momentos mais importantes da vida, permitindo que a mulher “esteja bonita com uma cultura que nem sempre foi valorizada”. Ana Paula ressaltou ainda que a marca não traz para o Brasil peças prontas, apenas tecidos e referências. “A moda africana não contempla a mulher brasileira. O Brasil é um país plural, com muitos estilos, muitas linguagens. Somos afro-brasileiras e não africanas. Por isso, nós não reproduzimos conceitos, mas repensamos a moda para adaptá-la à realidade das mulheres do nosso país”, disse.

A marca já recebeu as primeiras encomendas do vestido de noiva e, diante do sucesso do projeto, pretende se aventurar ainda mais na moda festa. “No final do ano, já será lançado um segundo vestido, com um visual mais versátil, podendo ser usado tanto para noivas como para festas em geral”, Quem quiser um modelo exclusivo, pode ainda procurar o ateliê para a confecção de vestidos personalizados e sob medida.

+ sobre o tema

Mick Jagger está produzindo cinebiografia sobre James Brown

A trajetória do rei do soul vai virar filme....

Lauryn Hill começa a cumprir pena de três meses na prisão

Lauryn Hill já está presa. Ed Ross, porta-voz do...

Naomi Campbell adere a campanha contra o racismo nas passarelas

Bethann Hardison, conhecida como guru do universo fashion, lançou...

Camila Pitanga: ‘O que faz as pessoas não se ouvirem e não respeitarem diferenças?’

A atriz fala sobre racismo no “horário nobre”, as...

para lembrar

Cansada de esperar amor, americana se casa consigo mesma

Foi o casamento do sonho de Yasmin Eleby. Só...

Cuba: Primeiro casamento entre transexual e gay

Cerimônia ocorreu no mesmo dia em que Fidel Castro...

E as crianças no casamento? Por que isso não deve ser um impasse

Este é um tema polêmico, eu sei. Em geral,...

Pobreza e abusos estimulam casamentos infantis no Brasil

Imagine que sua filha vai se casar. Engravidou do...
spot_imgspot_img

Pioneiro, Nelson Triunfo enfrentou ditadura para dançar break na rua

Pioneiro do break no Brasil, o artista Nelson Triunfo conta que foi preso muitas vezes por dançar na rua. “Eu ia preso direto. Tinha um delegado...

Exposição revisita mostra A Mão Afro Brasileira, em São Paulo

Há 35 anos, o artista e museólogo Emanoel Araújo (1940-2022) fez a curadoria da icônica exposição A Mão Afro-Brasileira, para marcar o centenário da...

Justiça da Coreia do Sul reconhece direitos de casal gay pela 1ª vez

O Tribunal Superior de Seul concedeu direito a cobertura conjugal no sistema de público de saúde local a um casal homoafetivo, em ação que...
-+=