Projeto do Geledés é indicado para prêmio de Comunicação

O Projeto de Capacitação de PLPs em Comunicação, Miídia e Advocacy do Geledés – Instituto da Mulher negra foi selecionado como uma das cinco experiências para o Premio Internazionale Comunicazione per il Sociale.

O prêmio faz parte do Festival Internazionale del Giornalismo que acontece de 20 a 25 de abril em Perugia, Italia e que reune anualmente jornalistas e comunicadora>as de vários países em torno de debates, mesas redondas, exibições de filmes e oficinas.

 

Criado com o objetivo de incentivar o crescimento de uma cultura da sociedade da informação o prêmio é destinado a destacar experiências nacionais e internacionais inovadoras a partir dos critérios de originalidade dos conteúdos, a precisão e o rigor na informação e a eficácia comunicativa. Os candidatos são indicados por uma Comissão do Festival.

 

Nilza Iraci, presidenta do Geledés, destacou em sua apresentação o protagonismo das PLPs e sua luta cotidiana contra a exclusão e o sexismo e o racismo, e o impacto positivo de sua atuação junto suas comunidades. Destacou, ainda, que as desigualdades de gênero e raça se refletem no desenvolvimento do acesso e do uso das novas tecnologias de comunicação e informação, em especial para as mulheres negras adultas, e de como o acesso a essas ferramentas pode fazer diferença para a transformação social e pessoal dessas mulheres.

Os jurados, representados por destacadas personalidades destacaram o alto nível das experiências apresentadas, como fundamentais para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da democracia.

 

O júri premiou, na categoria internacional a AMARC- ALC (Associação Mundial de Rádios Comunitárias), por seus esforços de mobilização, através das rádios comunitárias, durante os terremotos do Haiti e do Chile.

-+=
Sair da versão mobile