Promotor se desculpa após chamar filho morto pelo pai de ‘vagabundo’

Post polêmico feito por professor de Sorocaba no Facebook já foi apagado.
Pai de Goiás não aceitava envolvimento de filho com movimentos sociais.

Por Jomar Bellini, do G1 

Uma postagem do promotor de Justiça e professor de Sorocaba (SP), Jorge Alberto de Oliveira Marum, causou polêmica nas redes sociais nesta quarta-feira (16). O advogado afirmou no Facebook que o jovem morto pelo pai em Goiás após uma discussão seria “vagabundo”. Por conta da repercussão, a publicação sobre o caso foi apagada e o promotor pediu “desculpas aos ofendidos.”

O caso comentado pelo promotor aconteceu em Goiânia na terça-feira (15) quando estudante Guilherme Silva Neto, de 20 anos, foi perseguido por pelo menos um quarteirão antes de ser morto a tiros pelo pai, o engenheiro civil Alexandre José da Silva Neto, de 60 anos.

No Facebook, o promotor compartilhou uma reportagem sobre o caso. “Não precisava tanto. Era só cortar a mesada do vagabundo e chorar no banho”, escreveu. A publicação repercutiu e acabou apagada durante a tarde.

Na sequência, Marum publicou um pedido de desculpas, afirmando que o comentário foi “infeliz e inapropriado”, mesmo não concordando com as ocupações de escolas. “Retirei o post e peço desculpas a quem ficou sinceramente ofendido”, disse.

De acordo com a Polícia Civil de Goiás, Alexandre – que cometeu suicídio após o crime, já havia baleado o jovem, que teria conseguido fugir. Ainda segundo a polícia, pai e filho discutiram pelo fato de Guilherme ter envolvimento com movimentos sociais, o que não era aceito pelo pai e teria provocado o conflito familiar.

Conforme consta no registro da ocorrência, Alexandre não concordava com o comportamento e o modo de ser do filho, considerado “alternativo e revolucionário”. Guilherme era ligado a movimentos sociais, incluindo as ocupações de escolas contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que estabelece teto para o aumento dos gastos públicos.

“Sem reflexão”
Em entrevista ao G1 nesta quinta-feira (17), o promotor afirmou que apagou a postagem por achar que teria ficado “ofensivo para a família” da vítima. “Nesse caso foi impróprio, porque é um drama que escrevi sem saber as circunstâncias do caso. Foi um comentário de momento, sem reflexão, em uma página pessoal em que acabamos escrevendo por impulso. Tenho um cargo público, mas sou um cidadão como qualquer outro com liberdade de expressão e opinião”, diz.

Ele conta que apagou a publicação após receber uma ligação da filha, contando que estariam publicando ofensas na página do Facebook. “Fiquei o dia todo trabalhando, então eu não tinha visto [a polêmica]. Achei melhor deletar por não ter sido apropriado”, explica.

Marum afirmou ainda ser contrário às invasões de escolas e depredrações durante protestos. “Eu sou a favor da liberdade de expressão, que é imprecindivel na democracia, mas condeno o método que estão usando.”

print2

Promotor de Sorocaba pediu desculpas e apagou a postagem (Foto: Reprodução/Facebook)

Polêmica
Esta não é a primeira polêmica nas redes sociais causada pelo promotor de Sorocaba. No ano passado, Marum comentou uma questão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sobre violência contra a mulher e, em tom de ironia, afirmou que “mulher nasce uma baranga francesa que não toma banho, não usa sutiã e não se depila” e que “só depois é pervertida pelo capitalismo opressor e se torna mulher”.

Na época, a repercussão do caso motivou até uma nota de repúdio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e um protesto em repúdio ao comentário. A publicação também foi apagada e Marum afirmou que a citação foi distorcida por “ignorância, má-fé ou oportunismo político”.

+ sobre o tema

Quando raposas tomam conta do galinheiro, por Maurício Pestana

por Maurício Pestana  A expressão acima, dito popular...

Obama para de fumar e Michelle está ‘orgulhosa’

A luta contra o vício foi um dos temas...

Juízes lançam nota de repúdio à Condução Coercitiva de Lula

Juízes divulgam nota em que afirmam que não se...

para lembrar

No dia D, Romney e Obama ainda disputam votos

por Rodolfo Borges Uma eleição em aberto. As pesquisas de...

Serra prepara saída e blindagem do governo

Por: FÁBIO ZAMBELI Tucano, que deixa o...

Entrevista com Silvio Humberto, vereador eleito de Salvador, ao site Bahia Notícias

Bahia Notícias  – O que você acha da renovação na...

Descalço, etíope vence maratona de Roma; belga morre após ataque cardíaco

Com o tempo de 2h08min39s, o etíope Siraj Gena...

Caso Marielle: veja quem já foi preso e os movimentos da investigação

Uma operação conjunta da Procuradoria Geral da República, do Ministério Público do Rio de Janeiro e da Polícia Federal prendeu neste domingo (24) três suspeitos de...

PF prende Domingos Brazão e Chiquinho Brazão por mandar matar Marielle; delegado Rivaldo Barbosa também é preso

Os irmãos Domingos Brazão e Chiquinho Brazão foram presos neste domingo (24) apontados como mandantes do atentado contra Marielle Franco, em março de 2018, no qual também morreu o motorista Anderson...

A cada 24 horas, ao menos oito mulheres são vítimas de violência

No ano de 2023, ao menos oito mulheres foram vítimas de violência doméstica a cada 24 horas. Os dados referem-se a oito dos nove...
-+=