Quênia e Google colocam on-line todo o patrimônio cultural da África

imagem: Kenya Google Patrimoine Culturel Afrique

O Quênia e o Google levarão on-line todo o patrimônio cultural africano pelo Google Cultural Institute. Apesar da diversidade de serviços online para acessar a cultura, percebe-se que a cultura africana é muito sub-representada. Esta iniciativa preenche a lacuna. O projeto é anunciado como a iniciativa mais importante já lançada África: a digitalização do património cultural de todo o continente. A diversidade e a riqueza cultural africana estão na Internet. O usuário pode consultá-los de um computador e de um dispositivo móvel (telefone e tablet).

por Afrikhepri

imagem: Kenya Google Patrimoine Culturel Afrique

O projeto é liderado em conjunto pelo google Instituto Cultural e do Quênia através do seu Centro Nacional de Arquivos e Documentação. Mais de 1000 objetos já estão na plataforma.Há heróis quenianos, esculturas de arte Shona do Zimbábue, Makonde na Tanzânia e Karamojong em Uganda. Objetos de arte esculpidos em madeira, pedra e ou metal. Um lugar de escolha é reservado para a arte da cabaça da África Ocidental.

As exposições foram realizadas on-line em outubro 2015. O projeto é um convite para aprender a história de Lagos, para seguir os passos de Nelson Mandela e preservar as várias cerimônias africanas. O Google Cultural Institute está presente em suas missões. Outra parte do projeto foi o lançamento da Aplicação Móvel dos Arquivos Nacionais do Quênia. Este é o primeiro realizado graças às tecnologias do Google Cultural Institute. Os usuários têm acesso a artefatos e documentos raros, sem mencionar as histórias imemoriais.

VISITE: African Cerimonies
-+=
Sair da versão mobile