‘Quero saber quem mandou executar e o porquê’, diz filho de Mãe Bernadete

FONTEUOL
Bernadete Pacífico era líder quilombola na Bahia e coordenadora da Conaq (Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos) - Conaq/Divulgação

Jurandhir Wellington Pacífico, filho da líder quilombola Bernadete Pacífico, conhecida como Mãe Bernadete, se manifestou sobre as prisões de suspeitos do crime e afirmou que “quer saber quem mandou matá-la e o porquê.”

O que aconteceu:

Jurandhir disse acreditar que outras pessoas também estejam envolvidas no crime: “deve ter uns cinco, uns 10 ainda para se prender”, disse, em depoimento à TV Globo.

“Além de prender essas pessoas, o que eu quero saber é quem mandou executar Mãe Bernadete, e o porquê. O culpado não é aquele que aperta o gatilho. É aquele que indica a casa, que dá informações precisas”, concluiu.

Jurandhir Wellington Pacífico, filho da Mãe BernadeteImagem: Reprodução/TV Bahia

Envolvidos presos

Três suspeitos de envolvimento na morte de Mãe Bernadete foram presos na Bahia. A investigação indica que um deles foi o executor, outro guardou as armas e o terceiro foi receptador dos celulares roubados da cena do crime. As identidades deles não foram divulgadas.

O homem apontado como executor foi preso na cidade de Araçás e teria confessado o crime, segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia. Ele também teria falado sobre a motivação do crime, mas a polícia alegou que ainda é cedo para repassar informações.

Relembre o caso

Mãe Bernadete morreu após ser atingida por três tiros de arma de fogo em 17 de agosto, no Quilombo Pitanga dos Palmares. Criminosos teriam invadido o terreiro da comunidade, feito familiares reféns e a executado.

Ela é mãe de Flávio Gabriel Pacífico dos Santos, mais conhecido como Binho do Quilombo, assassinado há quase seis anos, no dia 19 de setembro de 2017.

Em julho, Mãe Bernadete tinha reclamado das ameaças que sofria em um encontro com a ministra do STF Rosa Weber.

-+=
Sair da versão mobile