Raça, gênero e a produção das desigualdades na formação da sociedade brasileira

Esgotado

DESCRIÇÃO DO EVENTO

Imersão Singularidades Gratuita: Raça, gênero e a produção das desigualdades na formação da sociedade brasileira (Parceria Geledés)

Este encontro, em consonância com o 13 de Maio – Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo, tem como objetivo abordar os impactos do paradigma de raça e suas intersecções com gênero nas relações sociais e na produção das desigualdades na sociedade brasileira.

Data e Hora:

15 de maio

das 9h às 16h: almoço – 12h às 13h / 15’de intervalo pela manhã e 15′ pela tarde

Público-Alvo

Educadores e estudantes em geral.

Plataformas

Zoom e Moodle

Carga Horária

6 horas

Objetivos

  • Apresentar os fatores sociohistóricos que configuram o racismo brasileiro.
  • Introduzir o debate sobre o que é e como funcionam o racismo estrutural e racismo institucional.
  • Possibilitar o contato com dados que evidenciam os limites à igualdade de oportunidades em contextos racistas.
  • Trazer exemplos de como raça e gênero operam como estruturantes da sociedade brasileira.
  • Discutir os obstáculos do racismo para a consolidação da democracia no Brasil.

Metodologia de Trabalho

O trabalho será realizado de forma dialógica, buscando trazer exemplos do cotidiano e incitar a participação das pessoas presentes na oficina com perguntas disparadoras.

No primeiro momento, a partir de questões sobre como compreendem os temas abordados, apresentaremos uma abordagem dos conceitos e como eles se materializam nas relações cotidianas. Posteriormente, trabalharemos com dados da realidade brasileira para dialogar, em conjunto, sobre as implicações do racismo e suas intersecções com gênero na produção do cenário brasileiro.

Uma semana antes da oficina, você terá acesso na plataforma moodle aos seguintes conteúdos:

  • Vídeo de boas vindas, apresentação das/os docentes e explicação do propósito da oficina.
  • Padlet para a apresentação dos alunos: foto + breve apresentação
  • Materiais de estudo prévio (vídeos + textos + podcasts).
  • Roteiro da oficina.

Docentes

Suelaine Carneiro – Graduada em Sociologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1992). Mestre em educação pela Universidade Federal de São Carlos (2015). É coordenadora da área de educação de Geledés Instituto da Mulher Negra. Foi assessora da Relatoria Nacional do Direito Humano à Educação (Plataforma DHESCA), mandatos 2007-2010. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: relações raciais, gênero, direitos humanos, educação, educação popular, feminismo, desigualdades e violência racial.

Jaqueline Lima Santos – Doutora em Antropologia Social pela UNICAMP, mestre em Ciências Sociais/Antropologia pela UNESP, licenciada e bacharel em Ciências Sociais pela PUC-Campinas. Consultora de Geledés Instituto da Mulher Negra. Pesquisadora dos temas juventude, educação, políticas sociais, gênero, relações étnico-raciais, diáspora negra, pós-colonialismo, cultura Hip-hop e PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa).

-+=
Sair da versão mobile