Racionais MC’s planeja turnê nacional de 30 anos de carreira

Racionais MCs (Foto: Marcelo Pretto/Divulgação)

O grupo de rap passará por oito cidades brasileiras

Da RollingStone

Racionais MCs (Foto: Marcelo Pretto/Divulgação)

Os Racionais Mc’s vão comemorar 30 anos de carreira, desde o início da formação original, com oito shows por capitais ao redor do Brasil.

As apresentações têm início no dia 8 de junho em Brasília, no Ginásio Nilson Nelson, e será encerrada em São Paulo, dia 12 de outubro, no Credicard Hall.

O grupo foi formado em 1988 (o que resulta em uma estrada de já 31 anos), mas sua formação original, liderada por Mano BrownEdi RockKL Jay e Ice Blue comemora três décadas com um espetáculo planejado.

O quarteto sobe ao palco acompanhado por uma banda completíssima, com aproximadamente 12 músicos. Com metais, teclados, percussão, bateria, baixo e duas guitarras, os instrumentos serão tocados por músicos  que “cresceram ouvindo Racionais”, garante Edi Rock, em entrevista ao Estadão.

Celebrar essa data especial, porém, gerou a necessidade de reflexão sobre as letras que os Racionais cantaram em seus discos clássicos, como Sobrevivendo no Inferno.

Ao mesmo tempo em que muitas rimas continuam completamente atuais e pertinentes em 2019, como racismo, desigualdade social e violência e brutalidade policial, os MCs precisaram reavaliar a forma como falavam sobre as mulheres em alguns versos.

Em uma época marcada por debate, ativismo e intensa luta por igualdade e respeito, os rappers perceberam que esse seria o momento perfeito para reconsiderar parte de algumas canções icônicas como “Estilo Cachorro” e “Qual Mentira Vou Acreditar?“.

Além da turnê, a história do grupo será retratada também nos cinemas. Dois filmes estão em produção: um documentário e outro com atores nos papéis dos músicos. Nenhum tem data de estreia.

-+=
Sair da versão mobile