Racismo Estrutural – entenda o que significa

Enviado por / FonteDo Canal Preto 

Racismo Estrutural no Brasil não é à toa. O Brasil foi o último país do continente americano a abolir a escravidão. Até 130 anos, os negros traficados eram mantidos em condições subumanas de trabalho, sem remuneração e debaixo de açoite.

Quando, no papel, a escravidão foi abolida, em 1888, nenhum direito foi garantido aos negros. Sem acesso à terra e a qualquer tipo de indenização ou reparo por tanto tempo de trabalho forçado, muitos permaneciam nas fazendas em que trabalhavam ou tinham como destino o trabalho pesado e informal. As condições subumanas não se extinguiram.

Maria Sylvia, presidente do portal Geledés, e Helena Teodoro, voluntária Instituto de Filosofia e Ciência Sociais – IFCS, explicam como o racismo se estruturou no Brasil, durante e após a escravidão, e como a imagem do negro foi associada à vadiagem, ao subalterno, ao sujo. Não à toa, as tarefas mais árduas, as piores remunerações e as formas mais cruéis de castigo ainda são reservadas aos pretos.

Participantes: Maria Sylvia de Oliveira, Advogada e Presidente do Geledés; Helena Teodoro, Primeira doutora negra do país e Voluntária do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais – IFCS.

Racismo Estrutural – transcrição do vídeo (legenda)

Até 1888 eramos trabalhadores escravizados, mas trabalhávamos. A partir daí, somos vistos como preguiçosos, que não gostamos de trabalhar, vadios…

O racismo institucional existe e atua dessa forma na vida das pessoas negras, porque existe o racismo que foi se estruturando ao longo do final do século 19 até o que a gente presencia hoje.

Nós tínhamos até 1888, um regime de escravidão: uma escravidão, que era justificada através de teorias científicas, que dizia não que os negros eram de raça inferior. E por conta disso a possibilidade de você escravizar pessoas, abaixo de tortura e de muita violência – porque a escravização é isso!

Quando o Brasil percebe, o estado brasileiro percebe, que não vai ter jeito, que ele vai ter que acabar com a escravidão, ele começa a tomar uma série de medidas, inclusive legislativas para possibilitar a marginalização de homens e mulheres, negros e negras.

A gente pode começar por exemplo com a lei que proíbe os negros de estudarem, o ato de império de 1834 era um ato de império que impedia os negros de estudar. Era proibido que os negros estudassem.

Em 1850 você tem a edição do ato de império que eles chamam de lei de terras: as pessoas são proibidas de comprar as terras principalmente os negros e indígenas.

Aí você caminha mais um pouco você tem em 1888 a lei áurea, em 1889 a proclamação da república. Já a partir daí, o estado brasileiro começa a pensar: tá bom e agora quem é que vai trabalhar pra gente?

Os seres humanos são uma espécie só, ele pode ter nascido na mongólia, no pólo norte, no japão, estados unidos ou na américa latina.

O coração é o mesmo, o fígado é o mesmo, a única diferença que existe é a diferenca externa.

A partir daí somos vistos como preguiçosos, que não gostamos de trabalhar, vadios, as mulheres são vistas como prostitutas, hipersexualizadas, ou macumbeiras.

Então já pensando já começa a trazer os europeus, principalmente alemães e italianos para substituir a mão-de-obra escrava.

Muitos desses europeus vêm para o Brasil já recebendo um pedaço de terra, algum dinheiro e animais…

E o que acontece com essa massa de homens e mulheres negros e negras após a abolição da escravatura?

Sem terra, sem educação e sem trabalho…

Em 1890 a república tem as suas primeiras leis penais, dentre elas, a lei de vadiagem, os negros que eram encontrados sem trabalho na rua poderiam ser presos. E você tem a lei do capoeira, que proíbe os negros de jogar capoeira ou de manifestar as suas culturas na rua, porque na verdade o intuíto além de proibir essa manifestação, era proibir o agrupamento, o ajuntamento denegros nas ruas.

É por isso que a gente fala hoje, que tem o racismo, e que ele foi estruturando-se (racismo estrutural).

É preciso inclusive que se veja o trabalho que o ministério público de Pernambuco fez sobre o racismo institucional, mostrando com o nosso poder de polícia sempre foi voltado para manutenção do “status quo” de quem segue os mandamentos da cartilha européia: branco, cristão, macho.

Há uma justificativa ao processo ideológico por trás de ter as prisões brasileiras abarrotada de negros. De ter uma maioria de pobres no país negros…

Esse é um projeto do próprio grupo comandante.

Saiba mais sobre o Racismo Estrutural

+ sobre o tema

Mulheres sofrem mais microagressões no ambiente de trabalho e têm aposentadorias menores

As desigualdades no mercado de trabalho evidenciam que as empresas têm...

Agentes de Pastorais Negros: entidade nacional do movimento negro brasileiro completa 41 anos

Março é o mês do aniversário dos Agentes de Pastorais...

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra...

para lembrar

O grande anjo negro: Sterling é capa de revista masculina e discute o racismo no futebol

Atacante do Manchester City também fala sobre importância de...

LISBOA DOS ESCRAVOS

Naky Gaglo é natural do Togo e vive em...

Traumas e consequências da escravidão tomam o foco do cinema nacional

Brasileiro ‘Todos os Mortos’, que disputará o Urso de...
spot_imgspot_img

Reitor da USP repudia ataques a cotas; veja entrevista

Os comitês que decidem quais alunos podem entrar nas universidades por meio das cotas raciais passaram por uma série de polêmicas nos últimos dias...

Juventude negra, ciência e educação

Mesmo com os avanços já promovidos pela lei 12.711/2012, que nacionalizou o sistema de cotas nas universidades federais, o percentual da população brasileira com 25 anos...

Estudo mostra o impacto do fator racial materno no desenvolvimento infantil

O ganho de peso e o crescimento dos filhos está diretamente relacionado ao fator etnorracial das mães. Isso é o que mostra uma pesquisa desenvolvida pelo Centro de Integração de Dados...
-+=