Racismo institucional na saúde pública é tema de encontro em Londrina

Evento tem caráter educacional e visa instruir os profissionais da área da saúde sobre a temática

 

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a UEL e o Ministério Público do Paraná, realizam na sexta-feira (20) o encontro “A Saúde Pública e o Racismo Institucional”. O evento será no auditório do HU, localizado na avenida Robert Koch, 60.

A mesa de abertura terá início às 8h e contará com a participação de autoridades da Secretaria de Saúde e de representantes das demais instituições promotoras do encontro. Na sequência, às 10h, a professora doutora Maria Inês da Silva Barbosa apresentará a conferência “Racismo e Saúde da População Negra”.

O público-alvo são os profissionais, professores e estudantes da área da saúde. O encontro é aberto a todos os interessados e o objetivo da ação é fomentar a conscientização e o combate ao racismo no universo das entidades que prestam serviços de saúde.

Os ativistas do grupo Panteras Negras, Stokely Carmichael e Charles Hamilton, em 1967, definiram o conceito de racismo institucional como “falha coletiva de uma organização em prover um serviço apropriado e profissional às pessoas por causa da sua cor, cultura ou origem étnica”.

Na mesma linha, o Programa de Combate ao Racismo Institucional, implementado no país em 2005, dispõe que “o racismo institucional coloca pessoas de grupos raciais ou étnicos em situação de desvantagem no acesso a benefícios gerados pelo Estado e por demais instituições e organizações”.

 

 

Fonte: Londrina.gov

-+=
Sair da versão mobile