Racismo leva árbitro a suspender partida

Rentería, atacante do San Marcos, comemorou gol, e os torcedores do Iquique começaram a xingá-lo

 

No Planeta Esporte 

 

Sede da Copa América de 2015, o Chile registrou neste domingo (23) mais um caso de racismo no continente, quando ofensas contra o venezuelano Emilio Rentería levaram o árbitro a suspender o duelo entre San Marcos de Arica e Iquique.

Rentería, atacante do San Marcos, acabava de comemorar um gol marcado aos dois minutos do segundo tempo, quando os torcedores do Iquique começaram a gritar insultos racistas.

Visivelmente afetado, o atleta começou a chorar no meio do gramado, enquanto companheiros de equipes e jogadores do time adversário tentavam confortá-lo.

Apesar disso, a partida continuou até os 26 minutos, quando a torcida rival voltou a ofender o atleta, o que motivou a decisão do juiz Julio Bascuñán de suspender o jogo.

O venezuelano já havia sido vítima de racismo há duas semanas, quando foi chamado de “macaco” e “negro de merda” por torcedores do O’Higgins.

Na ocasião, o governo chileno tinha afirmado que queria “deixar um recado claro” para que atos como esse não se repitam, mas o episódio lamentável deste sábado mostra que as medidas não foram suficientes.

Os casos de racismo vêm se multiplicando no futebol sul-americano. No Brasil, houve vários incidentes nos últimos meses, o de maior repercussão envolvendo o goleiro Aranha, do Santos, ofendido por torcedores do Grêmio.

Na Argentina, o atacante Teófilo Guttiérez, maior destaque do River Plate, foi chamado de “negro de merda” por um radialista e, no Peru, o brasileiro Tinga ouviu vários gritos de “macaco”, quando jogava com o Cruzeiro contra o Real Garcilaso.

+ sobre o tema

O racismo inverso existe e precisa ser combatido

Mais uma vez falando sobre racismo, mas dessa vez...

Está na moda ser preto, desde que você não seja preto

É bem comum encontrar nas redes sociais algumas pessoas...

para lembrar

O racismo inverso existe e precisa ser combatido

Mais uma vez falando sobre racismo, mas dessa vez...

Está na moda ser preto, desde que você não seja preto

É bem comum encontrar nas redes sociais algumas pessoas...
spot_imgspot_img

Justiça para Herus, executado em festa junina no Rio

Não há razão alguma em segurança pública para que Herus Guimarães Mendes, um office boy de 23 anos, pai de uma criança de dois...

Em tempos de cólera, amor

Planejei escrever sobre o amor numa semana mais que óbvia. Eu adoro esta data capitalista-afetiva que é o Dia dos Namorados. Gosto que nossa...

Lula sanciona lei de cotas para negros em concurso e eleva reserva de vagas para 30%

O presidente Lula (PT) sancionou nesta terça-feira (3) a prorrogação da lei de cotas federais, que passa a reservar 30% das vagas para pretos e pardos em concursos...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.