Racismo na Escola – Caminhos da Reportagem

O Caminhos da Reportagem apresenta demonstrações de racismo entre os muros da escola. Das salas da educação infantil à universidade, o programa mostra que a cor da pele ainda é alvo de agressão e desrespeito.

Aos 8 anos, Lucas foi chamado pela direção da escola. A diretora queria saber se o garoto gostava do cabelo que ele orgulhosamente apresentava: tipo black power.

Neomísia Silvestre, jornalista, adora seus cabelos crespos e cor-de-rosa. Mas ainda ouve críticas no meio da rua.

Thaiane Almeida, produtora de moda, exibe um coque de tranças, descolorido, cheio de estilo. Também não passa despercebida quando circula na cidade.
O cabelo é só um acessório que leva alunos e professores a sofrer preconceito.

Juarez de Paula Xavier, professor universitário que foi chamado de “macaco” em pichação na Unesp (Bauru – SP)Caminhos da Reportagem apresenta demonstrações de racismo entre os muros da escola. Nas salas da educação infantil à universidade, o programa mostra que a cor da pele ainda é alvo de agressão e desrespeito.

Já parou para pensar que a história dos africanos não é só a escravidão? A lei 10.639 obriga o ensino sobre história e cultura afro-brasileira. Mas a grande maioria dos livros e escolas prioriza a história dos europeus e americanos, deixando à população africana o já conhecido lugar da invisibilidade.

Roteiro e Reportagem: Luana Ibelli 
Produção: Aline Beckstein, Luana Ibelli Thaís Rosa
Estagiários de produção: Allan Correia Monique Amorim
Imagem: João Marcos Barboza
Edição de imagens: Jéssica Saccól Rodger Kenzo
Direção: Bianca Vasconcellos

-+=
Sair da versão mobile