Raquel Trindade recebe prêmio da OAB SP

Raquel Trindade recebe prêmio da OAB SP

Elke Lopes Muniz

A escritora, artista plástica, coreógrafa e folclorista Raquel Trindade recebeu o prêmio Benedicto Galvão, ao som do Coral de Resistência Negra, que se apresentou na entrega do prêmio na Ordem dos Advogados do Brasil, na Capital, nessa terça-feira, 25/11. O prêmio, concedido pela Comissão da Igualdade Racial da OAB SP e que tem o nome do primeiro presidente negro da Ordem em São Paulo, gestão 1940-1941 (hoje são três anos), é entregue a cidadãos que lutaram contra o racismo e o preconceito.

Durante este Mês da Consciência Negra, Raquel Trindade, “A Kambinda”, participou de diversos eventos, incluindo a série de palestras que realizou em Vitória do Antão, PE, sobre a trajetória do poeta, teatrólogo, pintor, ator e militante do Movimento Negro Solano Trindade, o seu pai. Em São Paulo, ela participou de mesa redonda na Vila Madalena e fez palestra sobre a questão racial no Centro Cultural da Juventude do distrito de Brasilândia.

Segundo o presidente da OAB SP, Marcos da Costa, “é preciso conhecer a história e a contribuição das lideranças afrodescendentes na construção da cidadania para podermos combater todo tipo de preconceito e, principalmente, o racismo, que ainda nos envergonha”. Para a presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB SP, Carmen Dora de Freitas Ferreira, “o trabalho realizado pelos  premiados vêm contribuindo para a conscientização e a construção do sonho da igualdade no Brasil”.

Também receberam o prêmio a advogada Maria da Penha Santos Lopes Guimarães, da Comissão da Igualdade Racial das OAB SP; Sueli Carneiro, fundadora e coordenadora executiva do Geledés – Instituto da Mulher Negra São Paulo SP, entre outros.

 

Fonte: Cidade Embu das Artes

-+=
Sair da versão mobile