Rebeca Andrade fica em 5º lugar no solo com Baile de Favela nas Olimpíadas

Ginasta de 22 anos fecha participação nos Jogos de Tóquio na final do solo. Americana Jade Carey fica com o ouro

FONTEPor Lorena Dillon e Paulo Roberto Conde, do Globo Esporte
Rebeca Andrade fica em quinto na final do solo nas Olimpíadas de Tóquio — Foto: Ricardo Bufolin/ Panamerican Press / CBG

Um passo. Foi isso que separou Rebeca Andrade de uma terceira medalha olímpica em Tóquio. Nesta segunda-feira, a brasileira deu show com o Baile de Favela na decisão do solo das Olimpíadas. Não fosse um passo para fora do tablado na chegada da primeira acrobacia… Acabou na quinta posição em uma final de nível muito forte. Nada que ofusque o brilho da participação histórica da ginasta de 22 anos nos Jogos, com a prata no individual geral e o ouro no salto.

O Baile de Favela de Rebeca Andrade levantou o Centro de Ginástica Ariake mais uma vez. Foi uma grande apresentação, mesmo com o passo para fora que lhe tirou um décimo. Tirou 14,033 pontos. Por apenas 0,133 pontos não veio o pódio, mas a ginasta saiu do tablado com o sorriso no rosto de uma campeã olímpica.

Mesmo sem Simone Biles, a final do solo teve um nível muito elevado. A americana Jade Carey, que havia falhado no salto, deu a volta por cima com uma série cravada para ficar com o ouro, com 14,366 pontos. A veterana italiana Vanessa Ferrari conseguiu a prata, sua primeira medalha olímpica em sua quarta participação, conseguindo 14,200 pontos. A japonesa Mai Murakami e a russa Angelina Melnikova empataram na terceira posição, com 14,166 pontos.

A prova

A russa Viktoriia Listunova abriu a disputa e teve dificuldades em suas aterrissagens, sofrendo uma queda na segunda acrobacia e ficando fora da disputa (12,400). Depois de falhar no salto, a americana Jade Carey entrou na sequência e se recuperou com uma série praticamente cravada e conseguiu 14,366 pontos. A britânica Jessica Gadirova também acertou sua apresentação, mas ficou com 14,000 por ter menor dificuldade.

O nível da final continuou muito alto. A russa Angelina Melnikova também passou muito bem, só não cravando a última acrobacia (14,166). Aí entrou em ação a favorita, a italiana Vanessa Ferrari. Ela encantou o Centro de Ginástica Ariake com uma série cravada e tirou 14,200, se colocando na segunda posição. Campeã mundial do solo em 2017, a japonesa Mai Murakami também deu show e empatou com Melnikova (14,166).

Em uma final tão acirrada, Rebeca precisava ser perfeita na execução para chegar ao pódio. Ela foi com tudo, mas talvez o excesso de força fez ela dar um passo para fora do tablado na chegada da primeira acrobacia. Ela se recuperou, cravou o restante da série e ficou feliz com o seu resultado, mesmo quando viu a nota 14,033 pontos, ficando na quinta posição por 0,133 pontos.

A britânica Jennifer Gadirova fechou a final. Com uma série mais simples, conseguiu 13,233 pontos.

-+=
Sair da versão mobile