Rei yorubá é recepcionado por candomblecistas no Rio

Adéyeye Ènìtán Bàbátúndé Àkándé Ògúnwùsì, atual Ọ́ọ̀ni Ifẹ̀, faz sua segunda visita ao Brasil

FONTEExtra, por Pai Paulo de Oxalá
O rei yorubá Adéyeye Ènìtán Bàbátúndé Àkándé Ògúnwùsì - Foto: Pai Paulo de Oxalá

Lideranças do Candomblé estiveram na noite deste sábado, 18, no Palácio Tiradentes para a recepção do Rei da cidade de Ifẹ̀, na Nigéria, Adéyeye Ènìtán Bàbátúndé Àkándé Ògúnwùsì.

A visita busca promover um diálogo intelectual, cultural e econômico entre os brasileiros e os yorubás numa ação para unir os afrodescendentes no trabalho pelo desenvolvimento social. O Brasil é o país com o maior número de afrodescendentes, fora do Continente Africano.

“O objetivo é consolidar a relação entre o Brasil e a Nigéria e unificação do povo yorubá, pois acreditamos que a África é uma só e nós somos parte dessa África”, afirmou Carolina Maíra de Morais, adida cultural de sua majestade e uma das organizadoras do evento.

Um dos reis mais influentes entre os yorubás, Ògúnwùsì foi selecionado entre 21 candidatos que incluíam seu irmão mais velho, após a passagem do seu Ọ́ọ̀ni antecessor, Ọba (rei) Síjúwadé. O reino fica no atual estado de Osni, no sudoeste da Nigéria.

“Receber o Ọ́ọ̀ni Ifẹ̀ é muito significativo. Fomos recepcionados por ele, na Nigéria, há dois anos e hoje temos a oportunidade de revê-lo na nossa terra com esse afoxé lindo”, disse Mãe Paula, presidente do Afoxé Ómó Ifá.

O Rei Àkándé Ògúnwùsì passará ainda com a sua comitiva por São Paulo e Brasília para reuniões de negócios e intercâmbio cultural entre Brasil e Nigéria.

O Ọ́ọ̀ni Ifẹ̀ é uma importante liderança religiosa e política para a nossa religião. Ọ́ọ̀ni é o líder espiritual do povo yorubá com a responsabilidade de fazer súplicas a Olódùmarè (Deus) e aos Òrìṣà (Orixás) em nome do seu povo e do mundo, durante os festivais sagrados.

Kábíyèsi Ọ́ọ̀ni Ifẹ̀! (Saudamos sua Majestade o Rei de Ifẹ̀!)

Axé!

-+=
Sair da versão mobile