Religiosos criticam novo órgão da prefeitura do Rio

Coordenadoria da Diversidade Religiosa tem 19 cargos comissionados

POR DANDARA TINOCO, do O Globo 

Uma Coordenadoria Especial de Respeito à Diversidade Religiosa, ligada à Secretaria municipal da Casa Civil, virou motivo de descrença de alguns líderes religiosos no Rio. Decreto, publicado no Diário Oficial do Município no dia 7, prevê que o órgão atue na “promoção de uma cultura de respeito à livre orientação religiosa” com uma estrutura de 19 cargos comissionados e funções gratificadas, dos quais sete já foram preenchidos. Integrantes da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR), organização da sociedade civil, questionam a experiência dos indicados e a falta de diálogo do Executivo com entidades ligadas à área.

Nomeado como coordenador, Erinaldo Almeida Peixoto afirma ter sido escolhido “por uma questão técnica”. Ele é apresentador de um programa da rádio sobre a Baixada Fluminense e era presidente do Partido Republicano Progressista (PRP) de Mesquita até a semana passada. De acordo com o Portal da Transparência da Câmara, o vencimento bruto do cargo é de R$ 10.879,75.

Em carta enviada ao prefeito Eduardo Paes, a CCIR solicita uma audiência para esclarecer alguns pontos do decreto que criou a coordenadoria. No texto, a comissão questiona a formação profissional dos membros escolhidos, suas qualificações para o desempenho das funções e o porquê de não ter havido discussão que “legitimasse a iniciativa”.— Criar uma coordenadoria como essa é positivo, mas estamos preocupados com a forma com que essa política será executada. Não fomos procurados para dialogar. As pessoas cujos nomes já foram publicados não têm histórico de atuação na área — critica o babalaô Ivanir dos Santos.

Em entrevista por e-mail, Peixoto defendeu-se e citou sua formação em ciências sociais pela UFF, com especialização em sociologia e pós-graduação em gestão de recursos humanos. Disse ainda que nunca exerceu cargos políticos e é filiado a um partido “como qualquer brasileiro militante”. Nas redes sociais, Peixoto aparece em fotos saudando integrantes do partido, gravando programas eleitorais, convidando para reuniões.

Coordenador da Comissão Arquidiocesana pelo Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso, o padre Fábio de Souza informou que a Arquidiocese do Rio não sabia da criação da coordenadoria.

— Para nós, é um fato novo. Só é importante que possamos coordenar nossos trabalhos, embora ninguém seja obrigado a caminhar junto.

-+=
Sair da versão mobile