Reparação da escravidão nos Estados Unidos: O processo já começou

Boston (Estados Unidos) – A alaiONline está publicando, na Categoria de Entrevistas (veja o menu), uma entrevista com o cidadão afro-estadunidense  Ta-Nehisi Coates,  escritor, jornalista, blogger, educador, filho do ex-Pantera Negra Paul Coates, e editor da revista virtual The Atlantic.  Um ensaio feito por ele na edição de junho da revista reacendeu um debate nos Estados Unidos sobre Reparação da Escravidão e pelo racismo estrutural. Ele concedeu concedida sobre o assunto ao Democracy Now .

 

No alaiONline

Coates explora como a escravidão, a segregação imposta pelo regime Jim Crow e a política habitacional federal apoiaram o roubo sistemático de posses dos afro-americanos, impedindo os mesmos de acumular riquezas, de gerações a gerações.

Grande parte do ensaio está centrado nos esquemas de empréstimos predatórios que fraudaram potenciais proprietários afro-americanos. Ele conclui: “Se contar as dívidas morais, a América inteira não será suficiente [para pagar]”.

Desde então Coates tem realizado conferências pelo país, contactado políticos, assistido comunidades e escrito uma série de outros ensaios e artigos pedindo reparação, por exemplo, para a comunidade de Ferguson, pela morte de Michael Brown.

-+=
Sair da versão mobile