Repita Comigo: Racismo Reverso Não Existe

FONTEPor Viviana Santiago da Silva, enviado ao Portal Geledés
Foto: Stock/Adobe

Uma das coisas mais comentadas nos últimos anos é a acusação de que algumas pessoas negras estariam praticando racismo reverso: Quando se publicam vagas destinadas só para pessoas negras, quando em alguma produção se prioriza um grupo de profissionais predominantemente negro, quando um bloco de carnaval só permite a participação de pessoas negras ….. Mas será que é verdade que essas ações seriam racismo ao contrário?

Racismo é uma ideologia de dominação que faz com que se considere a superioridade de um grupo em relação a outro. E esse grupo, considerado superior, possui poder para oprimir as pessoas do grupo considerado inferior e também por serem consideradas superiores acessam privilégios que o outro grupo considerado inferior não acessa.

Na nossa sociedade, pessoas brancas são consideradas superiores. Por serem brancas acessam privilégios e inclusive de maneira geral podem – e geralmente o fazem- oprimir uma pessoa negra.

Abrir vagas para pessoas negras, não estabelece uma superioridade negra, (se reconhece desvantagens históricas dessas pessoas em relação as pessoas brancas e que pretende-se corrigir com essa ação) Fazer uma produção e privilegiar profissionais negras, negros e negres, não estabelece uma inferioridade branca, e quando decidem fazer coletivos de mulheres negras ou blocos afros, nenhuma pessoa negra adquiriu um poder de oprimir uma pessoa branca. Então não, não é racismo reverso, porque racismo reverso não existe mesmo, então, repete comigo toda vez que alguém falar em racismo reverso: Racismo Reverso Não Existe.

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE.

-+=
Sair da versão mobile