Republicanos limitam voto de bases democratas nos EUA

Washington, 27 abr (Prensa Latina) A pouco mais de um ano para as eleições, os republicanos mantêm uma estratégia para restringir o voto de setores que costumam votar pelos democratas, denunciou hoje o jornal The New York Times.

Respaldados por seu controle de numerosos congressos estaduais e com a maioria dos governos, os republicanos mantêm uma estratégia de reescrever as leis eleitorais para limitar o voto de jovens, pobres e afroamericanos, aponta um editorial do jornal.

A fim de justificar sua política, difundem o fantasma da fraude eleitoral, para o qual faz-se necessário aplicar leis mais duras, comenta o periódico.

The New York Times destaca que dois terços dos estados discutem ou adotaram regulamentos para esse fim.

Para o Advancement Project, uma organização de advogados defensores dos direitos civis, este plano é “o maior esforço legislativo para reduzir o voto em um século”.

Em alguns territórios como Texas e Wisconsin, comenta o diário, os republicanos mudaram as leis para obrigar as pessoas a se apresentar ante as mesas de votação com sua identificação com fotografia.

Calcula-se que 11 por cento dos eleitores, 21 milhões de pessoas, carecem desse requisito na União, agrega.

Enquanto isso, na Flórida estuda-se um projeto que reduziria os períodos de votação antecipada e que limitaria as mudanças de direção nas urnas.

O rotativo lamenta que o Tribunal Supremo de Justiça tenha confirmado requisito de identificação com foto em Indiana, em uma decisão de 2008, o que, assinala, ajudou a desatar a onda de iniciativas similares.

Ante tal situação, o jornal chama os eleitores a manifestarem-se contra esses regulamentos.

Fonte: Prensa Latina

-+=
Sair da versão mobile